Destaques

Prefeito de Cornélio Procópio encaminha Projeto de Lei para compra de passes para os idosos

CIDADANIA

Estamos regulamentando esse serviço para atender uma parcela da população que depende do transporte coletivo e que, muitas vezes, tinha sua mobilidade limitada. Nosso objetivo é garantir um direito fundamental do cidadão: o de ir e vir com dignidade”, destacou Raphael Sampaio.

Marco Jr

O prefeito Raphael Sampaio enviou à Câmara Municipal de Cornélio Procópio um projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a instituir o Programa Passe Livre Terceira Idade, garantindo isenção na tarifa do transporte coletivo urbano para pessoas entre 60 e 64 anos, conforme a Lei Municipal nº 220/15, de 15 de julho de 2015. O projeto prevê um repasse de até R$ 45 mil mensais para a compra de passes junto à empresa responsável pelo serviço, a Viação Procopense.

“Estamos regulamentando esse serviço para atender uma parcela da população que depende do transporte coletivo e que, muitas vezes, tinha sua mobilidade limitada. Nosso objetivo é garantir um direito fundamental do cidadão: o de ir e vir com dignidade”, destacou Raphael Sampaio.

A Secretaria Municipal da Mulher, Criança, Adolescente, Juventude, Idoso e Antidrogas será responsável pelo cadastramento dos beneficiários, além do controle e distribuição dos passes.

Segundo o prefeito, o projeto visa não apenas assegurar a dignidade dos idosos, mas também promover igualdade de tratamento no transporte coletivo. “Com a aprovação da lei, os beneficiados poderão ocupar qualquer assento do ônibus, pondo fim à restrição aos bancos da parte dianteira do veículo. Além disso, o programa oferece mais segurança aos idosos, evitando que precisem viajar em pé, correndo riscos, devido à escassez de assentos exclusivos”, explicou.

A expectativa do Executivo é de que o projeto seja aprovado pela Câmara Municipal. “Acredito que os vereadores reconhecerão a importância social dessa iniciativa. Estamos resolvendo uma situação que se arrastava há anos e, ao mesmo tempo, fortalecendo o transporte coletivo e a mobilidade em nossa cidade com o pagamento dos passes livres”, concluiu o prefeito.

Botão Voltar ao topo