ALEP
Da Assessoria
Ao entregar uma plantadeira ao Colégio Agrícola Fernando Costa em Santa Mariana nesta quinta-feira (30), o deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD) destacou o ritmo das obras de restauração da escola afetada por um incêndio em fevereiro de 2023 e que praticamente em um ano será entregue à comunidade escolar. “No dia 7 de fevereiro de 2023, um grande incêndio comprometeu boa parte da estrutura do colégio, que foi praticamente destruído, e parecia impossível de ser reconstruído. E foi devido a determinação do secretário estadual de educação, Roni Miranda, Fundepar e de todos que fazem o dia a dia da escola. Felizmente está quase tudo pronto, é uma obra de R$ 4 milhões”, disse Romanelli.
Tem história
“Esse colégio agrícola tem uma história de 71 anos e mesmo com o incêndio que devastou parte de sua estrutura, continuou atendendo 300 estudantes, dos quais 60 em regime de internato. Com as obras interfaces, o colégio terá uma nova estrutura mais moderna e adequada às necessidades tanto dos alunos quanto dos professores. Vamos juntos garantir que o Colégio Agrícola continue um exemplo de formação de qualidade”, completou.
Romanelli destacou as pesquisas realizadas pelo colégio em campos experimentais de plantio. “Eles estão trabalhando muito e com qualidade também na pesquisa e ciência no ensino médio em uma escola pública. O Colégio Agrícola de Santa Mariana é um patrimônio regional e do Paraná. Nós temos que trabalhar para fortalecer essa escola. É uma alegria ver as coisas acontecendo e saio daqui com um pacote de missões para poder ajudar a resolver. É muito bom trabalhar dessa forma e fazer um mandato sintonizado com as demandas regionais”.
Cursos para agropecuária
O engenheiro agrônomo e professor Ilton Wagner Alves, diretor e coordenador de cursos do colégio, agradeceu o empenho de Romanelli em viabilizar o apoio imediato da Secretaria de Educação, Fundepar e Governo do Estado pela atenção do deputado com as demandas solicitadas pela escola. “Agradeço ao deputado Romanelli que sempre nos atende com carinho e por dar essa força ao colégio agrícola. Toda a comunidade está muito feliz pela construção que será entregue nos próximos dias. E pela nova plantadeira, a nossa estava muito velha e agora com essa nova, que é uma ferramenta do laboratório de campo para os alunos. É uma ferramenta educacional”, disse.
Modernização
Ilton Alves destacou o processo de modernização do colégio que conta com drones e tratores para melhorar a formação dos alunos através de experiências práticas com tecnologias avançadas. O professor convidou a comunidade da região a visitar a escola nos finais de semana, ressaltando que o espaço é aberto e seguro para toda a família, onde é possível levar as crianças para ver as ovelhas, os cavalos, bezerros e até as galinhas poedeiras.
Centro Estadual
O Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola Fernando Costa oferece três cursos de nível médio profissionalizante: técnico em agropecuária, técnico agrícola, e o técnico em agropecuária subsequente. O colégio volta a ter estrutura de alojamentos e refeitório. “Cinquenta por cento dos estudantes são mulheres que há quatro anos têm alojamento feminino. O jovem que se forma no colégio agrícola tem emprego garantido ou para seguir a carreira profissional. Muitos depois, é claro, vão fazer medicina veterinária, outros vão fazer agronomia, ou seja, os cursos da área agrária que são fundamentais ao agronegócio”.