MANUTENÇÃO

Reforma de ponte em rodovia de Santo Antônio da Platina avança
Redação Tribuna do Vale
A recente queda de parte da ponte que liga os Estados do Maranhão ao Tocantins tem gerado um enorme debate nas redes sociais sobre o estado de conservação das estruturas em outras regiões. Neste contexto, veio a pergunta: como estão as pontes viárias do Norte Pioneiro?
O questionamento chegou até a reportagem da Tribuna do Vale, com leitores demonstrando grande preocupação com o tema. Isso porque não foram poucos os problemas registrados nos últimos anos em pontes e viadutos em estradas da região. De danos causados por enchentes até falhas no pavimento e trincas, além de acidentes automobilísticos, usuários da rodovias do Norte Pioneiro conhecem bem incidentes deste gênero.
O caso mais recente, e talvez o mais preocupante, diz respeito à ponte sobre o Rio Ubá, na BR-153 entre Santo Antônio da Platina e Jacarezinho. A estrutura foi alvo de reclamações e preocupação de usuários, passando posteriormente por algumas reformas estruturais.
A última dessas reformas aconteceu ano passado, já com a concessão do trecho à EPR Litoral Pioneiro. Na oportunidade a concessionária garantiu que o tráfego na ponte é seguro após diversas melhorias realizadas.
O pavimento foi recuperado, as muretas reformadas e o acesso à ponte recebeu redutores de velocidade e sinalização. Mais importante que isso, porém, é a estrutura da base, hoje tida como em boas condições.
Outra ponte a ter o questionamento de leitores é a localizada sobre o Rio Itararé (Represa de Chavantes) na PR-218, em Carlópolis – maior ponte em extensão de toda a região. A estrutura já teve muretas quebradas por acidentes automobilísticos e seu estado de conservação foi alvo de preocupação de lideranças.
Em 2023, porém, o governo do Estado lançou um edital para reformar essa e outras pontes na região, garantindo assim a segurança do tráfego no local.
A estrutura, que tem 1.524 metros de extensão e largura de 10,3 metros, com duas pistas de rolamento e passeios para pedestres, recebeu serviços de recuperação da laje danificada, recuperação dos trechos com guardas-corpos destruídos, tratamento dos buracos no pavimento de concreto e recuperação dos pilares de concreto armado que sustentam a ponte, além da manutenção e melhorias diversas.
Além delas, passaram por obras similares a ponte no Ribeirão Patrimônio, na PR-151 em Salto do Itararé, a ponte no Rio das Cinzas na PR-439, em Santo Antônio da Platina, o viaduto ferroviário na PR-092, em Joaquim Távora, a ponte no Rio Bela Vista na PR-431, em Jacarezinho, a ponte no Rio Ouro Grande na PR-431, em Jacarezinho, a ponte no Rio Anhumas na PR-431, em Ribeirão Claro, e a ponte no Ribeirão Panema na PR-518, em Santa Mariana. O investimento total foi superior a R$ 7 milhões.
