MAIS MEDICAÇÕES PARA AS FARMÁCIAS MUNICIPAIS

Assessoria

Desde 2 de janeiro a Farmácia Municipal central está aberta de segunda a sexta-feira até às 21h e não fechando no horário do almoço.
A Secretária Municipal de Saúde, Adriana Cristina Mendes de Almeida, entendendo que mais pessoas estariam procurando por outros tipos de medicação disponível, providenciou que todas as medicações contidas na Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume) estejam dentro da Farmácia para atender a população. “Já acionamos dentro do sistema, na sexta, dia 3, através do processo licitatório, a compra das medicações faltantes”.
Adriana pede que a população tenha um pouco de paciência que a solicitação dos medicamentos que faltam vai acontecer na sequência dentro de algumas semanas.
A Remume é uma das iniciativas que foi implantada pelo Sistema Municipal de Assistência Farmacêutica, que compreende ações desde a seleção de produtos farmacêuticos até sua utilização pelo usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) no Município.
A Farmácia Municipal Central está localizada à Rua Floriano Peixoto, nº 650. A nova Farmacêutica responsável Camila Scatena informou que à aquisição de novos medicamentos envolve a homologação do processo licitatório, a assinatura de atas, depois gerar o empenho de compras, encaminhar fornecedor e, tudo isso, requer certa paciência. “Como a lei de licitação de remédios mudou em torno de uns dois anos, envolvendo o preço técnico, o processo tornou-se mais complexo e leva tempo maior para finalizar”.
Com a descentralização da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) ocorrida entre 2019 e 2020 o Consórcio faz a entrega direta de remédios na Farmácia Municipal, melhorando o serviço. Em seguida, esta faz a distribuição de medicamentos para as outras duas unidades farmacêuticas do Município localizadas na Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Vila Santa Terezinha e da Vila Ribeiro. “A medicação é padronizada conforme a demanda do Município. E tudo o que tem aqui na Farmácia Central é encontrado também nas outras duas unidades”, reforçou a Coordenadora Camila.

Botão Voltar ao topo