Geral

Santo Antônio da Platina inicia Programa de Aceleração de Ideias com jovens do município

Santo Antônio da Platina inicia Programa de Aceleração de Ideias com jovens do município

Da Assessoria

No último dia 13 de novembro, teve início o Programa de Aceleração de Ideias da Pré-Incubadora Joias do Agronegócio, uma iniciativa inédita no Norte Pioneiro que promete transformar o potencial de inovação e empreendedorismo entre os jovens de Santo Antônio da Platina.

Com um total de 20 estudantes do 9º ano e ensino médio inscritos, o programa oferece uma oportunidade única para que os participantes desenvolvam habilidades empreendedoras e vejam projetos escolares sob uma nova perspectiva, direcionadas à criação de negócios e inovação.

O projeto é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Platina, o Núcleo Regional de Educação de Jacarezinho, representado pela chefe, Ana Maria Molini, e o Sebrae-PR – escritório de Jacarezinho, representado pelo gerente Odemir Capello, com o objetivo de fortalecer o empreendedorismo jovem na região e destacar a educação prática como ferramenta essencial para o futuro dos estudantes.

Apoio

O prefeito José da Silva Coelho Neto ressaltou o compromisso em apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento educacional e econômico local. “Investir no futuro dos jovens é investir no futuro do município. Este programa é um incentivo para que eles se preparem para ambientes promotores de inovação, como a Pré-Incubadora Joias do Agronegócio e as demais ações do CDTI, além de oferecer uma introdução ao mercado de trabalho e ao valor da inovação desde cedo.”

O programa é conduzido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e foi acompanhado pelo secretário Antônio Marcos de Souza. Sob a coordenação de Ediane Arantes Siqueira, diretora municipal de Tecnologia, Inovação e Ensino Profissionalizante.  O Programa de Aceleração de Ideias contará com uma série de oito encontros presenciais no Centro de Desenvolvimento de Tecnologia e Inovação Lúcia Levatti Gomes (CDTI). Cada encontro será focado em diferentes etapas do processo de empreendedorismo, incluindo metodologias ágeis, prototipagem e a prática do pitch. De acordo com Ediane, o diferencial do programa está em sua abordagem prática. “Queremos que os jovens vejam seus projetos como oportunidades reais, que podem crescer e se transformar em ideias de negócios”, afirmou.

Para facilitar o acesso dos participantes ao CDTI, a Secretaria Municipal de Educação de Santo Antônio da Platina disponibilizou o transporte dos estudantes, garantindo que todos os inscritos tenham a oportunidade de participar. “A logística de transporte é fundamental para que o programa atenda jovens de toda a cidade, promovendo a inclusão e o desenvolvimento de habilidades essenciais para o futuro dos nossos alunos”, afirmou o Diretor de Transporte Escolar Maurílio Loiola de Souza.

Sebrae

O consultor do Sebrae, Junior Ferreira, é o responsável pela condução das aulas e pela estruturação das atividades práticas. Além de oferecer recursos e conhecimento técnico essenciais, o Sebrae está comprometido em mostrar aos jovens como transformar suas ideias em potenciais negócios e futuras startups.

Participam, nesta primeira edição, alunos dos colégios estaduais Maria Dalila Pinto, Cívico-Militar Dona Moralina Eleutério, Rio Branco e Santa Terezinha e os professores, Willian Aparecido dos Santos e Claudinei Tagutti.

 

Fotos alunos que participam do Programa

Botão Voltar ao topo