Destaques

Siqueira Campos e Joaquim Távora lideram empregos industriais na região

A região, que até os anos 80 era basicamente toda voltada para a produção agrícola, vê algumas indústrias se destacarem e trazerem outras possibilidades de trabalho e renda para os moradores, além de impostos para os municípios.

EMPREGOS

Redação Tribuna do Vale

Levantamento feito pela Tribuna do Vale junto aos dados do Ministério do Trabalho e Emprego referentes ao segundo semestre de 2024 mostra que Siqueira Campos e Joaquim Távora são os municípios que mais registram empregos no setor da indústria na região.

Levando em consideração os 25 municípios que integram a Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro), Siqueira Campos e Joaquim Távora superam cidades mais populosas e até mesmo com mais empregos formais de forma geral e despontam como líderes regionais em postos de trabalho industriais.

Em um contexto de crescente debate sobre a necessidade do desenvolvimento regional e da criação de postos de trabalho, ter municípios com indústrias empregando em larga escala se torna fundamental para o Norte Pioneiro.

A região, que até os anos 80 era basicamente toda voltada para a produção agrícola, vê algumas indústrias se destacarem e trazerem outras possibilidades de trabalho e renda para os moradores, além de impostos para os municípios.

São os casos do Grupo Pro Tork, em Siqueira Campos, e do Grupo Pioneiro, em Joaquim Távora. Enquanto o primeiro é líder nacional em produção de moto peças e exporta itens para mais de 50 países, o segundo atua no ramo alimentício.

O Grupo Pro Tork começou suas atividades em 1988, em Curitiba. Cinco anos depois mudava sua (ainda tímida) produção de escapamentos de motos para Siqueira Campos. Logo o leque de produtos começou a crescer e hoje é um dos maiores portifólios do segmento em todo mundo.

Já o Grupo Pioneiro iniciou sua história em 1983 com uma fábrica de ração animal, em Joaquim Távora. Em poucos anos teve início o abatedouro e nos anos 2000 a empresa passou por um grande processo de industrialização, passando a ofertar alimentos e rações em todo o país.

 

NÚMEROS

Impulsionado – e muito – pela presença da Pró Tork, Siqueira Campos hoje 4.297 empregos no setor industrial, em um total de 7.003 vagas de trabalho com carteira assinada no município.

Já Joaquim Távora, com dados igualmente inflacionados pela presença de uma empresa de grande porte, tem 4.058 trabalhadores devidamente registrados atuando em indústrias do município, em um total de 5.624 postos formais de emprego existentes.

As duas empresas concentram, direta ou indiretamente, quase que a totalidade dos empregos industriais gerados em seus respectivos municípios, sendo determinantes para os números de geração de emprego do setor.

COMPARAÇÃO

A título de comparação, Santo Antônio da Platina é o maior município da região e também o maior empregador, com 10.775 trabalhadores registrados.

Deste total, porém, são 3.610 trabalhadores que estão alocados nas indústrias instaladas dentro dos limites de Santo Antônio da Platina, dando assim ao município o posto do terceiro maior gerador de postos formais de emprego no setor industrial.

Outros dois municípios da região a mais ofertarem empregos no setor industrial são Jacarezinho, com 3.164 trabalhadores do segmento, e Cambará, com 1.267 trabalhadores do ramo da indústria.

 

FOTOS

Botão Voltar ao topo