Destaques

Clima e queimadas aumentam aparições de lagartos em Santo Antônio

Animais não são agressivos por natureza; orientação é para que moradores entrem em contato com autoridades ou tentem espantá-los para um local distante

Redação Tribuna do Vale

Moradores de Santo Antônio da Platina têm recebido visitantes incomuns: lagartos, que nas últimas semanas têm aparecido com frequência na zona urbana do município.

A aparição frequente dos lagartos em locais distantes de seus habitats naturais pode ser explicada pela reincidência de queimadas ambientais e pelo clima quente.

Enquanto o fogo destrói e afugenta os animais das matas, o aumento do calor é a época onde os lagartos costumam se reproduzir.

Como esses animais gostam de tomar sol, é comum vê-los parados em locais abertos – o que têm acontecido com frequência em diversos bairros de Santo Antônio da Platina.

A aparição dos lagartos na zona urbana, porém, tem gerado reações pouco amistosas em alguns moradores, que, com medo, acabam agredindo ou até matando os animais.

 

O QUE FAZER?

Lagartos não são animais agressivos por natureza, porém podem atacar humanos e outros animais caso se sintam ameaçados.

A Polícia Ambiental informa que moradores não devem praticar nenhuma violência contra os lagartos. O ideal é não alimentá-los para que não criem o hábito de voltar ao local, entrando em contato com autoridades – como os bombeiros, por exemplo.

Outra prevenção é para evitar o contato deles com cães, que podem se sentir ameaçados e atacarem os lagartos, o que pode gerar lesões em ambos os animais.

Quem quiser espantar os lagartos, deve usar uma vassoura para direcionar o animal, mas sem agressões ou movimentos bruscos.

 

Fotos lagartos

 

Botão Voltar ao topo