Redação Tribuna/Assessoria
Belas plantações de pimentão e tomate estiveram no centro da análise de plantação, adubação, preparo da terra e afins, com relação ao tema que motivou o encontro em propriedade rural de Cambará na quarta-feira última, dia 17, que abordou: “Conversão da produção de Hortaliças para o Sistema Orgânico”.
A reunião técnica do Programa de Desenvolvimento da Agricultura Sustentável – Grupo de Cambará – se deu na propriedade da família do produtor Guilherme Nardoni Dariva, numa iniciativa da Prefeitura Municipal em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Instituto Biosistêmico (IBS) e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR) e Sindicato Rural de Cambará.
O tema da reunião foi conduzido pelo consultor do IBS, Danilo Grapiuna que também tirou dúvidas dos produtores visando melhores resultados. Também participaram do evento a Secretária Municipal de Indústria, Comércio, Turismo, Agronegócio e Inovação de Cambará, Angélica Cristina Cordeiro Moreira; o técnico do IDR, Antônio Carlos Bossim; e a Engenharia Agrônoma, Professora do Centro Estadual de Educação Profissionalizante (CEEP) “Mohamad Ali Hamzé”, Zeneide Pereira.
Já foram certificados no município cambaraense diante deste Programa em questão, os produtores Marcos Francisquini, Roberto Simões e Guilherme Nardoni Dariva, na produção de hortaliças, legumes e frutas orgânicas. E, a produtora, Fumiko Iga Goya está se adequando para ser certificada na área de “Agro Floresta” e, o produtor Paulo Yamaguchi, anseia pela certificação na área de Hortaliças.