Ribeirão Claro

Olhar para o futuro é a preocupação da prefeitura de Ribeirão Claro

Cursos técnicos em parceria com o Senai-PR ajuda a qualificação dos jovens

Redação/Tribuna

O curso técnico é algo que vem ganhando cada vez mais a preferência, principalmente da juventude, que procura se qualificar em determinada área para ingressar mais rapidamente no mercado de trabalho e com condições de disputar uma vaga, já tendo o conhecimento ou básico de onde pretende se interagir profissionalmente. No Paraná, há o Projeto Qualifica Paraná 2024 que é uma realização do Governo do Estado do Paraná, implementado pela Secretaria Estadual de Trabalho, Qualificação e Renda (SETR/PR), que contratou o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Estado do Paraná (Senai/PR), para fornecer a população do Estado, capacitações em formato presencial, com o uso de equipamentos itinerantes denominados de Unidades Móveis. Os cursos de capacitação são realizados com uma carga horária de 96 horas cada, incluindo na grade formativa 8 horas de conteúdo complementar comum a todos os cursos de preparação do aluno para o mercado de trabalho.

Em Ribeirão Claro começou recentemente o curso gratuito de qualificação profissional na área de mecânica automotiva, quando os alunos irão realizar diagnósticos, elaborar e executar planos de manutenção e instalações de equipamentos, dispositivos e acessórios, etc.

Trata-se de uma parceria entre o SENAI e a Prefeitura de Ribeirão Claro que impulsiona cada vez mais o desenvolvimento local. A cidade deu mais um importante passo em direção à qualificação profissional com o início do curso de mecânica automóvel, que é oferecido gratuitamente por meio do programa Qualifica Paraná 2024. Com duração de 96 horas e certificado válido em todo o Mercosul, o curso é ministrado em dois turnos, tarde e noite, possibilitando a participação de um amplo espectro de estudantes e profissionais em busca de aprimoramento.  As aulas teóricas e práticas são conduzidas em uma unidade móvel totalmente equipada com tecnologia de ponta, proporcionando aos alunos uma experiência imersiva e prática.

A iniciativa, promovida pela Secretaria de Indústria e Comércio, conta com o apoio e engajamento do poder público local.

Na cerimônia de abertura, o prefeito João Carlos Bonato, a vice-prefeita Ana Maria Baggio Molini e o secretário da pasta, Marcelo Baggio Molini, ao lado do vereador Jessé Dias – representando o Legislativo – deram as boas-vindas aos alunos, reforçando o compromisso da administração municipal em promover o desenvolvimento econômico e social da região. Com o início deste curso, Ribeirão Claro reafirma seu compromisso com a educação e o desenvolvimento sustentável, oferecendo oportunidades concretas para que seus moradores adquiram novos conhecimentos e habilidades.

Botão Voltar ao topo