Carlópolis, Ibaiti, Santo Antônio da Platina e Siqueira Campos crescem no coeficiente no Fundo de Participação dos Municípios, segundo prévia do Censo 2022
Da Redação
Quatro municípios da região podem ganhar novo coeficiente no FPM (Fundo de Participação dos Municípios) caso a prévia do Censo 2022 for confirmada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). São os casos de Carlópolis, Ibaiti, Santo Antônio da Platina e Siqueira Campos.
Isso acontece porque o cálculo do repasse do FPM é baseado em faixas populacionais e esses quatro municípios, com o ganho de moradores apontado pelo Censo 2022, passariam a integrar grupos de municípios com arrecadação superiores aos atuais.
Desta forma, esses quatro municípios ampliariam o valor do repasse, que é a maior receita de prefeituras de pequeno e médio porte no Brasil – caso de toda a região e de boa parte dos mais de 5 mil municípios brasileiros.
Na região, embora 19 municípios tenham tido crescimento populacional, apenas nos casos de Carlópolis, Ibaiti, Santo Antônio da Platina e Siqueira Campos esse aumento do número de moradores foi suficiente para mudar o coeficiente do FPM.
Já entre os seis municípios da região que perderam população não houve alteração no coeficiente do Fundo de Participação, o que garante que as prefeituras não tenham redução nesse repasse.
MUDANÇAS
Carlópolis hoje está no coeficiente 0,8 do FPM, com uma população até então de 13.573 moradores, segundo o Censo de 2010. Contudo, na contagem de 2022, o município saltou para 16.908 habitantes, o que o coloca na faixa 1,0 do Fundo de Participação dos Municípios.
Ibaiti, com uma população de 28.591 pessoas de acordo com o Censo 2010, figura até o momento no coeficiente 1,4. Uma vez confirmados os dados prévios do Censo 2022, terá 30.943 habitantes, pulando para o coeficiente 1,6 do FPM.
Santo Antônio da Platina aparece no coeficiente 1,8 graças aos 42.146 moradores contabilizados no Censo de 2010. Nos novos números do IBGE, pula para 45.261 habitantes e passa a integrar o coeficiente 2,0 do Fundo de Participação dos Municípios.
Já Siqueira Campos teve 18.286 moradores contados pelo Censo 2010 e, por ora, está no coeficiente 1,2. Com a nova contagem, que aponta 24.083 habitantes, consequentemente pula para o coeficiente 1,4 do FPM.
CENSO 2022
Os dados prévios do Censo 2022 trouxeram importantes atualizações sobre dados populacionais e mudanças significativas entre os municípios que compõe a Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro).
Segundo o Censo deste ano, 19 municípios a tiveram crescimento populacional: Barra do Jacaré, Cambará, Carlópolis, Conselheiro Mairinck, Guapirama, Ibaiti, Jaboti, Jacarezinho, Japira, Joaquim Távora, Jundiaí do Sul, Pinhalão, Quatiguá, Ribeirão Claro, Salto do Itararé, Santana do Itararé, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos e Tomazina.
Desses, Siqueira Campos teve o maior crescimento populacional, com um aumento de 31% no número de moradores. Já Santo Antônio da Platina segue no posto de município mais populoso da região.
Já em outros seis municípios, Abatiá, Andirá, Figueira, Ribeirão do Pinhal, São José da Boa Vista e Wenceslau Braz, houve queda no número de habitantes, segundo os dados divulgados pelo Censo.