Imprensa Alep
A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou, em 2ª discussão com 42 votos e 3ª discussão com 40 votos, o projeto de lei 312/22 do deputado estadual Cobra Repórter (PSD), vice-líder do Governo, que institui a “Semana da Luz” no Estado do Paraná, durante as sessões desta terça (13) e quarta-feira (14). Agora, ele segue para redação final na sessão de quarta-feira (21).
De acordo com o projeto, a “Semana da Luz” será realizada anualmente na semana que integra o dia 05 de junho (Dia Mundial do Meio Ambiente) e será incluída no Calendário Oficial do Estado do Paraná. Instituições públicas e privadas serão incentivadas a iluminar áreas externas com luzes ou faixas prateadas no período.
“O objetivo principal é a conscientização sobre o uso eficiente da energia elétrica para a melhoria da qualidade de vida da população. Nosso Governo é inovador e tem a consciência que a energia solar, assim como outras energias alternativas, serão o futuro da humanidade. O Estado do Paraná é um dos maiores polos de matriz energética hidráulica do Brasil e do mundo por meio também da imponente hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu. No ano de 2021, no Paraná, o consumo de energia elétrica cresceu em 12% em janeiro comparado com o mesmo mês de 2020 de acordo com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE)”, explicou o deputado estadual Cobra Repórter.
Estão entre os objetivos do projeto: a ampla reflexão sobre o consumo e produção de energia elétrica racional e responsável; incentivar a produção e a utilização de energias renováveis; conscientização sobre a boa produção e utilização da energia elétrica, buscando sempre o desenvolvimento sustentável; proteção do meio ambiente; promoção de palestras, seminários, workshops, campanhas, mobilizações e outras atividades, que permitam estimular a reflexão sobre uso eficiente e consciente da energia elétrica, com o intuito de conscientizar a população em geral e os demais setores da economia, para a consecução dos objetivos desta lei.
“A matriz energética paranaense é responsável por boa parte da energia elétrica utilizada na região sul e sudeste do Brasil, detendo um grandioso potencial e com expressivo aproveitamento hidrelétrico. A principal operadora de distribuição elétrica do Estado do Paraná é supervisionada e coordenada pelo Centro de Operação de Geração e Transmissão da Copel. Cerca de 93% do sistema energético paranaense provêm de fontes renováveis. Esse fato é motivo de respeito e orgulho para nós, haja vista os grandes problemas ecológicos enfrentados mundialmente em decorrência de atos violentos aos recursos ambientais. Todo esse potencial energético do Paraná corre riscos caso não haja a utilização consciente da energia elétrica”, disse o deputado Cobra Repórter.
Foto: Orlando Kissner e Nani Goes/Alep