
Sessões de 10 de junho à 02 de julho
Jacarezinho receberá, a partir do dia 10 de junho, a programação da 15ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, iniciativa promovida pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e pelo Governo Federal, que tem como tema nesta edição “Direitos Humanos e Emergência Climática: rumo a um futuro sustentável”. As atividades no município integram a etapa nacional de difusão da mostra e serão realizadas gratuitamente para a população.
O local das sessões abertas ao público serão no Anfiteatro do PDE, que fica ao lado da UENP (CCHE, antiga Fafija) na Av. Brasil, 364.
A realização da Mostra em Jacarezinho, surge da parceria na organização de dois pontos de exibição credenciados pelo Ministério, que é a CNX Produções e o Centro de Documentação Histórica da Universidade Estadual do Norte do Paraná (CEDHIS/UENP), ampliando o alcance das atividades junto à comunidade local e regional.
A programação nacional na cidade está integrada com a realização da 2ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos de Jacarezinho, iniciativa que busca fortalecer o acesso ao audiovisual no município.
A sessão de abertura das Mostras na cidade será dia 10 de junho com a exibição do longa-metragem “Yõg Ãtak – Meu Pai, Kaiowá” (2024), produção com áudio original em maxakali, guarani kaiowá e legendas em português. Esta apresentação também faz parte da XXXII Semana de História da UENP.
Todas as sessões contarão com momentos de mediação cultural e diálogo com o público após as exibições. O encerramento da programação local acontecerá dia 2 de julho, com a exibição do média-metragem “umGRITO.doc” (2021), obra coproduzida entre Jacarezinho (PR) e Uberlândia (MG), que contou com a produção da CNX.
Programação aberta e gratuita
10 de junho, quarta-feira
Sessão 13h30 às 16h
Abertura das Mostras de Cinema e Direitos Humanos
Filme: Yõg Ãtak: Meu Pai, Kaiowá (2024, Documentário, MG, 90 min, Livre).
Filme com áudio original em maxakali, guarani kaiowá e português, com legendas em português.
18 de junho, quinta-feira
Sessão 13h30 às 16h
Sessão 19h30 às 21h30
Curta: Faísca (2025, Experimental, CE, 12 min, Livre)
Curta: Eu Sou Raiz (2022, Documentário, PE, 7 min, Livre)
Curta: Òsányìn: O Segredo das Folhas (2021, Animação, AL/BA/RJ, 22 min, Livre)
Curta: Kutula (2025, Documentário, MG, 5 min, 12 anos)
04 de junho, quinta-feira
Sessão 19h30 às 21h30h
Encerramento da 2ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos de Jacarezinho
Filme: umGRITO.doc (2021, Documentário, MG/PR, 43 min, 12 anos)
Mais sobre as Mostras
A 15ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos em Jacarezinho terá, também, sessões fechadas para estudantes da rede pública de ensino, no Galpão Cultural do Parque Universitário da Cultura da UENP, e no Cine Iguaçu, em parceria com a Prefeitura Municipal de Jacarezinho.
A edição está acontecendo neste mês de junho por todo o país, simultaneamente em mais de 660 cidades brasileiras, em mais 1.100 pontos de exibição credenciados pela Mostra para exibir uma seleção de mais de 10 filmes, ampliando significativamente o acesso gratuito ao cinema nacional e aos debates sobre justiça e sustentabilidade.
Já a primeira edição da Mostra de Cinema e Direitos Humanos de Jacarezinho foi idealizada por Andrei Domingos Fonseca, e ocorreu entre os dias 16 e 18 de junho de 2025, no Galpão CNX, com reunindo diferentes instituições e serviços da rede de assistência social do município, entre eles os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Vila São Pedro, Aeroporto e Marques dos Reis, a Associação Jacarezinhense de Atendimento ao Deficiente Auditivo e Visual (AJADAVI) e a Unidade de Acolhimento Institucional Lar Ana Rafaela.






