
De 7 a 9 de abril, palestrantes de vários estados participarão do evento voltado à valorização do patrimônio histórico-cultural e ao incremento do fluxo de visitantes
Assessoria ATUNORPI
Entre os dias 7 e 9 de abril de 2026, o município de Jacarezinho será a sede do 8º Fórum Paranaense de Turismo Religioso. Com palestrantes de diversos municípios do Paraná e também de outros estados, o evento gratuito tem como objetivo contribuir para qualificação do turismo religioso no Paraná, valorizando o patrimônio histórico-cultural e buscando incrementar o fluxo de visitantes e a economia local, regional e estadual, além de congregar os municípios, a região e os demais atores do segmento. As inscrições estão abertas pelo Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/8-forum-paranaense-de-turismo-religioso/3215324).

Os painéis, workshops e palestras acontecerão no Centro de Eventos Prefeito José Antônio de Oliveira, situado no Km 31,5 da PR-431. O local também receberá a Feira de Artesanato. Durante o Fórum, acontecerão visitas guiadas a atrativos turísticos e religiosos da cidade, além de atrações culturais. O evento é uma realização do Governo do Paraná, da Secretaria de Estado do Turismo (Setu) representada pelo Leonaldo Paranhos, do Comitê Interinstitucional de Turismo Religioso do Paraná e Associação Turística do Norte Pioneiro do Paraná (Atunorpi). Conta com apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), Rota do Rosário, Prefeitura de Jacarezinho e outras entidades.
Para o coordenador do Comitê Interinstitucional de Turismo Religioso do Paraná, Eliseu Rocha, “a miscigenação de crenças e costumes demonstra que o Paraná pode trabalhar de maneira diferenciada o turismo religioso, que é uma importante fonte de emprego e renda”. Segundo a presidente da Atunorpi, Mara Mello, é uma honra para o setor turístico do Norte Pioneiro receber o 8º Fórum Paranaense de Turismo Religioso. “Acreditamos muito no potencial desse segmento para atrair turistas, aquecer a economia e desenvolver a região, já que o evento mostrará cases de sucesso e as ferramentas necessárias para impulsionar a atividade”, destaca.

Destaques
A abertura oficial está marcada para o dia 7 de abril, às 19h, seguida de uma apresentação cultural com coquetel. No dia 8, o primeiro painel será “Turismo religioso no Paraná”, apresentado pelos integrantes do Comitê Interinstitucional de Turismo Religioso do Paraná. Na sequência, “Turismo religioso e o desenvolvimento” terá a participação de Paulo Barbosa, diretor do Ministério do Turismo de Israel para o Brasil; do Padre Marco Aurélio Martins da Silva, reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno em Trindade (GO), acompanhado do prefeito de Trindade (GO), Marden Junior, e do secretário de Turismo do município, Warley Lopes.
Na tarde do segundo dia do evento, o painel “Como potencializar o turismo religioso através de projetos e comunicação” contará com representantes da Setu, Viaje Paraná e Ministério de Turismo. Em seguida, haverá uma apresentação sobre o Caminho da Estrada Real. Depois os participantes poderão optar por um dos workshops: “Como escrever projetos para captar recursos para o turismo religioso”, “Como estruturar rotas de turismo religioso”, “Artesanato para o turismo religioso” (esses três promovidos pelo Sebrae/Fecomércio) e “Regulamentação e legislação para o turismo religioso” (organizado pela Assembleia Legislativa do Paraná). Das 18h30 às 22h, haverá uma programação cultural regional.
Já no dia 9 de abril, estão previstos os painéis “Rota do Rosário – Paraná”, “Produtos, roteiros e estruturação de destinos”, “Qualificação e capacitação no turismo religioso — Você está realmente preparado para bem receber o turista religioso?”, “Turismo religioso na América Latina”, “Turismo inter-religioso”. O encerramento do Fórum contará com shows da dupla Álvaro e Daniel.



