
O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD) apresentou nesta terça-feira, 10, projeto de lei que concede o título de utilidade pública à Associação Estrela Guia – Em Busca do Desenvolvimento e Proteção da Criança e do Adolescente – de Jacarezinho. “A associação atua na promoção de ações de interesse social, educacional e humano, desenvolvendo atividades voltadas à promoção da cidadania, proteção social e assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade”, disse Romanelli na justificativa do projeto de lei.
A proposta foi lida em plenária e encaminhada às comissões permanentes do legislativo, entre elas a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). A entidade desenvolve serviços e projetos de reconhecida relevância social, incluindo, entre outros: acolhimento e acompanhamento de crianças, adolescentes, jovens e famílias em situação de risco ou vulnerabilidade social; atividades socioeducativas, culturais e formativas; ações de orientação, apoio e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários; incentivo à inclusão social, à dignidade da pessoa humana e ao exercício pleno da cidadania; e atuação complementar às políticas públicas.
“As ações de forma contínua tem impacto positivo direto na comunidade local e regional. As atividades evidenciam o compromisso institucional com a transformação social, a prevenção de situações de vulnerabilidade e a promoção do bem-estar coletivo”, aponta Romanelli.
A concessão do título de utilidade pública estadual, segundo o deputado, representa não apenas o reconhecimento do trabalho já desenvolvido, mas também o fortalecimento da entidade, possibilitando a ampliação de parcerias, o acesso a políticas públicas e a continuidade de suas ações. “Em 2025, a Estrela Guia foi campeã da Copa Londrina de Base. Esse título reforça a importância dos projetos sociais esportivos na transformação da vida dos jovens”, disse Romanelli.
O projeto atende crianças e adolescentes de 5 a 17 anos com aulas de iniciação ao futebol, além de recreação e lazer, sob a coordenação dos treinadores Lima e Cacau Diniz.
(foto: Valdir Amaral/Alep)