
O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD) disse nesta segunda-feira (9) que Cornélio Procópio ganhou mais um presente como parte das comemorações dos 88 anos de emancipação político-administrativa da cidade no próximo domingo (15). “O Hospital Regional Pioneiro Amin Hannouche passa a contar com uma UTI equipada e estruturada para atender casos de média e alta complexidade. Essa conquista é resultado do trabalho que começou ainda com a implantação do hospital. Desde o início, venho articulando com o secretário Beto Preto (Saúde) e com o governador Ratinho Junior para garantir o pleno funcionamento da unidade de terapia intensiva”, destacou.
A UTI dispõe de 10 leitos para o pós-operatório de cirurgias de alta complexidade e as cirurgias eletivas. “A UTI em pleno funcionamento reforça a estrutura do hospital que já atende pacientes de 142 cidades da mesorregião do Norte Pioneiro. Uma conquista que representa mais segurança, mais vidas salvas e mais dignidade no atendimento público de saúde”, completou Romanelli.
O hospital regional tem mais 10 leitos de UTI que serão abertos oportunamente. A fila para as cirurgias de alta complexidade e eletivas chegam a 500 pacientes. “A instalação da UTI era uma etapa fundamental e agora o hospital passa a contar com uma estrutura mais completa para salvar vidas e oferecer atendimento humanizado à população do Norte Pioneiro. A UTI representa mais segurança para os usuários do SUS e um alívio para os gestores municipais da região, que há anos reivindicam maior estrutura hospitalar”, reiterou o deputado.
“O objetivo é criar em Cornélio Procópio um serviço cardiológico e nós vamos conseguir chegar lá. A UTI é o grande primeiro passo. Já tem uma ala toda pronta, por exemplo, para fazer cirurgia do coração”, reafirmou.
Hospital do SUS
O Hospital Regional Pioneiro Amin Hannouche, inaugurado em dezembro de 2023, atende 230 mil pessoas de 142 cidades de três regionais de saúde (17ª, 18ª e 19ª). O Estado investiu R$ 16,4 milhões na compra de equipamentis. O hospital tem 6,7 mil metros quadrados e tem 118 leitos – 87 de internação e 31 leitos de apoio (UTI adulto) e centro cirúrgico.
A unidade de saúde presta atendimentos ambulatoriais e hospitalares de média complexidade, com foco em ortopedia, cirurgia geral, cirurgia vascular e urologia, principalmente pelo SUS. A remuneração é no sistema tripartite, ou seja, com verbas repassadas pelos governos municipal, estadual e federal. Desde 2024, o hospital realizou cerca de 5.600 cirurgias, 7.420 internações e mais de 35 mil atendimentos gerais, atendendo pacientes de mais de 60 municípios.
SAS
Romanelli destacou ainda que o hospital regional passou a atender o SAS (Sistema de Assistência à Saúde) dos servidores públicos estaduais na região do Norte Pioneiro. O deputado reafirmou que a unidade de saúde tem estrutura moderna, equipamentos para exames, atendimento ambulatorial eficiente e equipe técnica qualificada, o que deve representar uma melhoria significativa na qualidade do atendimento aos servidores públicos e seus familiares. “É um hospital novo, bem aparelhado, que vai elevar o padrão do atendimento em saúde no Norte Pioneiro”, ressaltou.
O deputado reconheceu que a mudança gerou questionamentos, especialmente pelo encerramento do atendimento em Jacarezinho, mas reforçou que a prioridade é garantir um serviço digno e eficiente. Romanelli também informou que, em um segundo momento, a Secretaria da Administração deverá abrir uma licitação definitiva, com a possibilidade de regionalizar melhor o atendimento, contemplando as regiões de Cornélio Procópio e Jacarezinho.
AME
Romanelli também adiantou que o AME (Centro Médico de Especialidades) de Cornélio Procópio já está com mais de 61% das obras executadas e deve ser entregue ainda este ano. “A AME está sendo construída ao lado do Hospital Regional e formará um complexo médico público e gratuito que vai garantir o acesso dos moradores da região à saúde plena e de qualidade”, disse Romanelli que espera também para este ano entregar os acesso ao hospital na PR-160.
A AME de Cornélio faz parte das 17 unidades que estão construídas pela Secretaria Estadual de Saúde. É o nono ambulatório em construção tem quatro mil metros quadrados e uma estrutura com 37 consultórios e dez salas de exames. “A AME terá capacidade de atender 20 mil consultas por mês”, disse o deputado do investimento de mais de R$ 25,6 milhões em Cornélio Procópio.
(foto: Orlando Kissner/Alep)



