
O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD) disse nesta segunda-feira (9) que ataques do ex-jogador Túlio Maravilha contra as universidades públicas do Rio Janeiro, além do constrangimento, revela a falta de conhecimento da importância do ensino superior público na realização de pesquisas, estudos e na graduação de estudantes participativos na construção da cidadania brasileira. “Eu estou no prédio da UFPR, símbolo de Curitiba e do Paraná, e nós sabemos o quanto é importante esta universidade para o estado e país. Nós sabemos o quanto é importante a UTFPR, a Unila e UFFS – que são as quatro universidades públicas federais que oferecem 303 cursos de graduação e tem mais de 75 mil alunos matriculados”, destacou.
Outro bom exemplo no ensino superior público no País, apontou Romanelli, são as sete universidades estaduais do Paraná: UEL, UEM, UEPG, Unioeste, Uenp, Unespar e Unicentro. “É o estado com maior número de universidades públicas financiadas e mantidas pelo governo estadual, com destaque na produção científica e qualidade de ensino, e que ocupam posições relevantes em rankings nacional e internacional de educação superior. São 71.311 estudantes matriculados em 451 cursos de graduação, fora as pós-graduações, especializações, mestrados e doutorados”, reiterou o deputado.
“São sete universidades fundamentais para a economia paranaense. São elas que formam agrônomos, engenheiros, professores, formam médicos, enfermeiros e dentistas que vão atuar no SUS, e que fazem com que a economia do estado possa ser cada mês mais projetada, crescendo o dobro da média nacional. É graças a esse grande instrumental, temos conhecimento, inovação e tecnologia. Por isso, é dever de todos sempre defender e apoiar as universidades públicas do Paraná e do Brasil”, completou.
Romanelli ainda destacou as unidades do IFPR (Instituto Federal de Educação) presente em mais 30 cidades paranaenses e que oferecem 310 cursos técnicos, superiores e de qualificação para mais de 30 mil estudantes matriculados.
No total, as sete universidades estaduais, as quatro federais (UFPR, UTFPR, Unila e UFFS) e as unidades oferecem 613 cursos de graduação nas áreas de ciências, engenharias e humanas e têm 104.497 estudantes matriculados. “Nas universidades estaduais, temos uma conquista recente que é a criação do curso de medicina na Uenp de Cornélio Procópio. O vestibular para 40 vagas será ainda neste semestre e as aulas iniciam no segundo semestre. Entre 2031 e 2032, teremos mais 40 médicos formados em universidade pública do Estado”, registrou o deputado.
(foto: Ascom/Deputado Romanelli)



