Santo Antonio da Platina

Semana Pedagógica da gestão 25/28 fortalece início do ano letivo

Palestra reuniu professores e promoveu formação de qualidade com Renato Casagrande

Assessoria

A Secretaria Municipal de Educação deu início ao ano letivo da rede pública municipal com a Semana Pedagógica que teve dois momentos, com palestras durante o dia e, à noite, além de premiações.

O evento ocorreu na quinta (5), na Casa Platinense de Cultura “Antônio Gomes de Freitas”. A programação reafirmou o compromisso da gestão 2025/28 com a valorização dos profissionais da Educação e a construção de um ensino cada vez mais humano e transformador.

Abertura solene

A solenidade contou com a execução do Hino Nacional Brasileiro, interpretado pela cantora Letícia Guideli, acompanhada por Robert Júnior Elias no violão, seguida pelo Hino do Município. O Legislativo esteve representado pelo vereador Fabinho Galdino. A primeira-dama Fátima Izak representou o prefeito Gil Martins, que cumpria agenda fora do município.

Valorização de boas práticas

Durante o evento, foram entregues as premiações aos professores vencedores do projeto “Práticas que Transformam 2025”, iniciativa que reconhece ações inovadoras e de impacto social desenvolvidas nas unidades escolares.

Em sua fala, Fátima Izak destacou a importância do projeto e da conexão entre gestão, educadores e comunidade escolar. “Não é por status, mas pelo impacto que essas práticas geram na vida das pessoas. Estar junto, sentir essa energia e fazer parte desse processo é algo maravilhoso”, afirmou, parabenizando todos os envolvidos.

Também se pronunciaram o Secretário municipal de Educação, Fernando Ribeiro dos Santos, a diretora da Secretaria, Lucimara Ildefonso, e o vereador Fabinho Galdino.

Palestra de alto nível

“A docência é profissão, mas, sobretudo é destino: um trabalho que ultrapassa a rotina e toca a própria essência de viver”. Esta é a frase do professor Renato Casagrande que palestrou na Semana Pedagógia.

Ele é educador, gestor e pesquisador reconhecido nacional e internacionalmente pela atuação na formação de professores e lideranças escolares. Doutorando em Educação pela Universidade de Aveiro (Portugal), Casagrande alia sólida trajetória acadêmica, experiência prática e inovação pedagógica.

Com uma oratória envolvente, sensível e objetiva, o palestrante prendeu a atenção do público desde os primeiros minutos, conduzindo reflexões profundas sobre o papel do professor e da escola pública.

Educação como missão

Em sua fala, Casagrande destacou a grandeza do sonho de quem escolhe educar, a complexidade da rotina docente e a responsabilidade social da escola pública. Ressaltou que ensinar é lidar diariamente com o ser humano em sua totalidade, com desafios, histórias e realidades diversas. “Ser educador público é, antes de tudo, ser um profissional da inclusão social”, afirmou.

O palestrante também fez referência ao papel da gestão pública comprometida com a Educação, ressaltando que políticas educacionais bem conduzidas têm o poder real de transformar vidas. Casagrande fez referências a frases de importantes nomes como Ângela Merkel, Steve Jobs, Carl Yung, Mário Sérgio Cortella, entre outros.

Interação e reconhecimento

A palestra foi marcada por intensa interação com os professores, que participaram ativamente, demonstrando identificação com as reflexões propostas. O clima de envolvimento e inspiração deixou evidente o acerto da gestão municipal 25/28na escolha do palestrante para abrir o ano letivo.

Encerrando a noite, foi realizada a entrega oficial da premiação do projeto “Práticas que Transformam 2025”, coroando um evento que reforçou o propósito de uma Educação pública forte, inclusiva e transformadora.

Botão Voltar ao topo