ALEP

Romanelli projeta ano legislativo intenso, critica pedágios eletrônicos e defende redução de taxas no Paraná

Assessoria

O deputado estadual Romanelli (PSD) avaliou que 2026 será um ano de debates intensos na Assembleia Legislativa do Paraná marcado pela proximidade do processo eleitoral, mas afirmou confiar na maturidade política dos parlamentares para garantir avanços concretos nas políticas públicas do Estado.

Segundo o deputado, a expectativa é de que o debate eleitoral não comprometa a tramitação de projetos estratégicos. “Espero que a gente consiga separar o debate político eleitoral daquilo que é fundamental para avançar nas políticas públicas do Paraná”, afirmou. Para Romanelli, a última sessão legislativa deste mandato deve ser conduzida com dignidade e responsabilidade, atendendo às demandas da população paranaense.

Pedágios eletrônicos geram preocupação

Um dos principais temas abordados pelo parlamentar foi a implantação de pórticos eletrônicos de cobrança de pedágio no Lote 4 das concessões rodoviárias que abrange o Norte Pioneiro, Noroeste e Norte do Paraná. Romanelli informou que protocolou uma petição junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) diante das mudanças promovidas pela concessionária.

De acordo com o deputado, a substituição das praças físicas pelo sistema eletrônico tem sido justificada como free flow, mas não atende às características desse modelo. “O free flow prevê pagamento proporcional ao trecho percorrido. O que está sendo implantado é a tarifa cheia, com redução de custos para a concessionária e sem qualquer benefício ao usuário”, criticou.

Romanelli alertou ainda para o risco de penalidades aos motoristas que não realizarem o pagamento em até 30 dias, que podem resultar em multa de R$ 193 e cinco pontos na carteira além do impacto econômico para municípios afetados pela mudança de localização dos pórticos.

Casos como Arapongas, onde o sistema foi deslocado para captar tráfego local de Rolândia, e Marialva, na BR-369, foram citados como exemplos de situações que não possuem previsão contratual. “No caso do Lote 4, a concessionária começou muito mal o processo de concessão”, afirmou.

Redução das taxas do DETRAN

O deputado também comentou sobre a tramitação do projeto que prevê a redução das taxas do DETRAN Segundo ele, apesar da condução do tema caber à liderança do governo, a Assembleia deve votar a proposta com rapidez.

Romanelli destacou a importância da iniciativa do governador Ratinho Júnior e lembrou os efeitos positivos da redução de 45% no IPVA. “É hora de continuar reduzindo encargos para melhorar a vida das pessoas e gerar impactos positivos na economia”, defendeu.

PSD e cenário eleitoral

Questionado sobre rumores envolvendo uma possível saída do ex-prefeito de Curitiba, Rafael Greca, do PSD, Romanelli afirmou que não há confirmação oficial e que o tema não foi discutido pela executiva estadual do partido. Ele reforçou que Greca é um nome relevante da legenda e um dos pré-candidatos ao governo do Estado.

Sobre a definição do candidato do PSD ao Palácio Iguaçu, Romanelli ressaltou que a decisão será construída internamente, por meio de diálogo e avaliação dos quadros disponíveis. “Todos os nomes têm qualidades. Quando o partido definir o candidato, ele tende a crescer rapidamente, especialmente com um governo que tem mais de 80% de aprovação”, concluiu.

Botão Voltar ao topo