

Assessoria
O prefeito Tuti Bomtempo (PSD) confirmou nesta terça-feira (27) ao deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD) que a Tata Consultancy Services (TCS), multinacional indiana, vai instalar uma unidade em Assaí, cidade do Norte Pioneiro reconhecida como a mais inteligente do mundo. “Logo teremos a unidade da Tata em Assaí, fixando o trabalhador na cidade e mantendo os talentos de Assaí em Assaí. Graças ao deputado Romanelli e ao governador Ratinho Júnior tem nos ajudado muito”, disse o prefeito.
Romanelli acompanhou Tuti Bomtempo no Palácio Iguaçu em Curitiba no anúncio da construção (estimada em R$ 200 milhões) de um campus da TCS em Londrina. Na cidade há sete anos, onde fica o seu maior centro de operações no Brasil, o complexo será concluído em 2027, e vai gerar 1.600 empregos diretos. “É esse o tamanho do anúncio que acabamos de acompanhar no Palácio Iguaçu, com a chegada da TCS, a maior empresa do mundo em inteligência e tecnologia, ao Paraná. Um passo enorme para Londrina e também para Assaí, que ganham ainda mais força com esse ambiente de inovação”, destacou o deputado.
“Já são cerca de 350 pessoas trabalhando na área em Assaí e, em breve, teremos também uma unidade da empresa na cidade, ajudando a reter talentos na nossa região. Parabenizo o prefeito de Londrina, Tiago Amaral (PSD), e o prefeito de Assaí, Tuti Bomtempo, pela visão e pelo trabalho em favor do desenvolvimento, da tecnologia e da geração de empregos. Meu reconhecimento ao governador Ratinho Júnior e a todos que acreditam na inovação como caminho para o crescimento do Paraná”, completou Romanelli.
Maior multinacional em operação em Londrina, a líder global em serviços de TI, consultoria e soluções de negócios, emprega 2,5 mil trabalhadores em três prédios alugados. O novo campus, com uma área de nove mil metros quadrados, contará com três instalações recém-construídas e certificação LEED Gold.” Estamos transformando o Paraná em berçário de mão de obra na área de tecnologia, com um trabalho que começa desde a base. A rede estadual está formando 500 mil alunos por ano em programação, e outros projetos, como o Talento Tech, preparam os jovens para trabalhar nessa área que tem muitas oportunidades e paga salários mais altos que a média”, disse o governador Ratinho Júnior (PSD).
Cidade Inteligente
Assaí está no ranking Top7 das cidades mais inteligentes do mundo. Além de ser a única representante brasileira na lista do ICF (Fórum de Comunidades Inteligentes) , Assaí é também a única cidade da América Latina. “Assaí ganha muito com a instalação da unidade da Tata. É uma cidade inteligente, tem um prefeito que investe em tecnologia e inovação.Tem um ambiente de trabalho perfeito através da Agência de Inovação do Vale do Sol”, disse Romanelli.
A agência no Colégio Estadual de Ensino Profissionalizante é equipada com estúdios de fotografia, TV e gravação de podcasts, ambiente para criação de protótipos, espaço coworking, escritório virtual e salas multiuso onde são ministrados cursos de programação, design, banco de dados, gestão de negócios e marketing digital. O colégio tem 800 alunos e atende nove cidades da região. Entre os principais projetos estão o desenvolvimento de startups, sistemas e aplicativos voltados para os setores do agronegócio, engenharia elétrica, mecânica e automação.
“É a comprovação que cidade pequena também pode ser inteligente. Decidimos investir em inovação para complementar a educação, formar talentos e transformar a vida das pessoas. Estamos apenas no início da nossa Agenda Estratégica de 2022 a 2032, quando Assaí completará 100 anos. Atingimos 25 premiações, sendo eleita pelo segundo ano consecutivo uma das 7 comunidades mais inteligentes do mundo”, afirmou o prefeito Tuti Bomtempo.
(com informações da Agência Estadual de Notícias)



