
Da redação
Uma ação integrada entre forças de segurança resultou na apreensão de uma grande quantidade de cigarros contrabandeados e no cumprimento de um mandado de prisão na tarde de domingo (25), em Conselheiro Mairinck, no Norte Pioneiro do Paraná.
De acordo com a Polícia Militar, a operação teve início após informações indicarem que dois veículos estariam transportando produtos ilícitos, possivelmente cigarros contrabandeados ou entorpecentes, vindos da região de Foz do Iguaçu com destino ao Norte Pioneiro do Paraná ou ao sul do estado de São Paulo. Diante da denúncia, equipes do 2º Batalhão da Polícia Militar e do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual montaram pontos de vigilância no município de Ibaiti.
Após a constatação de que os veículos haviam ultrapassado a cidade, foi solicitado apoio de diversas equipes, incluindo RPA, ROTAM, ROCAM, CPU, BPFRON, 18º BPM e da Polícia Militar do Estado de São Paulo, para a realização de um cerco regional.
Durante as diligências, um dos veículos foi localizado entrando em Conselheiro Mairinck e abordado na Rua Pedro Sebastião. Na revista veicular, os policiais encontraram 135 pacotes de cigarros de procedência paraguaia, de marcas conhecidas no comércio ilegal.
Na sequência da operação, um caminhão-guincho foi abordado e, após esclarecimentos, as equipes se deslocaram até o distrito do Novo Jardim, em Japira, onde localizaram o segundo veículo suspeito. No interior do automóvel, foram apreendidos 714 pacotes de cigarros contrabandeados. Ao todo, mais de 800 pacotes do produto ilícito foram retirados de circulação.
Os envolvidos foram encaminhados à sede da 3ª Companhia da Polícia Militar para a confecção do boletim de ocorrência e qualificação. A Polícia Federal de Londrina foi acionada para orientações, e todo o material apreendido foi encaminhado à Receita Federal do mesmo município.
Durante a elaboração do boletim, foi constatado que um dos envolvidos possuía um mandado de prisão civil em aberto. O indivíduo foi encaminhado ao Hospital de Ibaiti para exame de integridade física e, posteriormente, entregue ao Departamento de Polícia Penal, onde permaneceu à disposição da Justiça.