
UENP
Durante sua estadia, Shirley cursou disciplinas nas áreas de Ciências Contábeis e Administração, integrando-se à comunidade acadêmica local
Assessoria
A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) recebeu, durante o segundo semestre letivo de 2025, a acadêmica Shirley Servín Achar, do curso de Contaduría Pública da UniversidadNacional de Concepción, no Paraguai. Contemplada com uma bolsa de mobilidade, a estudante realizou suas atividades acadêmicas no Campus de Cornélio Procópio entre agosto e dezembro de 2025. Durante sua estadia, Shirley cursou disciplinas nas áreas de Ciências Contábeis e Administração, integrando-se à comunidade acadêmica local.
Segundo a estudante, a busca pela vivência internacional sempre foi um objetivo em sua trajetória. “Minha principal motivação ao realizar o intercâmbio foi ampliar meus conhecimentos acadêmicos e vivenciar novas metodologias de ensino em um contexto internacional. Acredito que essa experiência representa uma oportunidade única de crescimento pessoal, acadêmico e profissional, permitindo-me desenvolver autonomia, responsabilidade e uma visão mais ampla da minha área de estudos”, relatou.
A oportunidade surgiu através do setor de Relações Internacionais de sua universidade de origem. “Assim que soube da possibilidade de realizar o intercâmbio, decidi participar do processo seletivo, pois sempre tive interesse na internacionalização e no contato com novas culturas. A confirmação da aprovação representou um momento muito importante, marcando o início de uma experiência transformadora na minha formação”, afirmou a acadêmica.
Fortalecimento Institucional
Para a UENP, a recepção de estudantes estrangeiros é um pilar fundamental na estratégia de expansão e conexão global da instituição. Fábio Henrique Rosa Senefonte, coordenador de Relações Internacionais da Universidade, destacou o impacto dessa mobilidade. “A participação da discente estrangeira na graduação da UENP representa um avanço em diferentes frentes no nosso processo de internacionalização, já que alavanca a mobilidade de entrada e fortalece os laços com a universidade de origem da aluna”, avaliou.
Senefonte ressaltou ainda a importância estratégica da parceria regional. “Isso fortalece toda a Rede Zicosur (Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul), da qual a UENP é membro e pela qual a mobilidade em tela se realizou”, concluiu.