Duas mortes ocorreram no Rio Paranapanema neste fim de semana: um homem de Cambará e um de Ipaussu (SP)
JNN

Duas mortes por afogamento registradas nesta segunda-feira (5) no Rio Paranapanema, na região da Ponte Pênsil, em Chavantes, acenderam um alerta das autoridades para os riscos da navegação e do lazer em áreas de rio, especialmente sem os cuidados necessários.
A primeira ocorrência foi atendida por volta das 10h30, após o tombamento de uma embarcação de grande porte. Um dos tripulantes tentou sair do barco e acabou se afogando cerca de 80 metros rio abaixo. Após buscas com mergulhos livres e autônomos, o corpo de Maicon Lucas Reis Melo, de 35 anos, morador de Cambará (PR), foi localizado e retirado do rio.
Pouco tempo depois, durante o retorno da equipe, os bombeiros foram acionados para um novo possível afogamento no mesmo trecho do Paranapanema. No local, o corpo de Antônio Marcos Aragão Bitecourt, de 52 anos, morador de Ipaussu, foi encontrado às margens do rio.
Alerta e prevenção
O Corpo de Bombeiros reforça que rios apresentam correnteza, profundidade irregular e baixa visibilidade, fatores que aumentam significativamente o risco de acidentes. Entre as principais orientações estão:
Utilizar sempre colete salva-vidas em embarcações;
Evitar entrar na água em locais desconhecidos ou sem segurança;
Não consumir bebida alcoólica antes ou durante atividades aquáticas;
Redobrar a atenção ao embarcar ou desembarcar de barcos;
Respeitar sinalizações e orientações das autoridades.
As circunstâncias dos dois afogamentos seguem sendo investigadas pela Polícia Civil. Os bombeiros reforçam que a prevenção é a principal forma de salvar vidas e evitar que novas tragédias sejam registradas no rio.



