CulturaJacarezinho

Jacarezinho se consolida como polo cultural com intensa programação em 2025

O Departamento Municipal de Cultura de Jacarezinho encerra o ano com um balanço positivo das atividades desenvolvidas ao longo de 2025. Ao todo, foram realizadas mais de 15 ações culturais gratuitas, distribuídas em diferentes formatos e linguagens artísticas. A programação incluiu quatro festivais culturais: Fejacan, Festival Rock de Natal, Festival Okê Arô e o EnCena: Festival de Teatro. Os festivais envolveram música, teatro e cultura afro-brasileira. Somam a estas ações as mostras artísticas, como o Pautas Sociais – ação realizada em parceria com o Sesc Paraná -, o Palco Alternativo da Fetexas, além do Encontro de Bateras, ocorrido na última segunda-feira, dia 22.

O carnaval de rua de Jacarezinho, reconhecido pelo desfile das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos e pelos shows que leva milhares de pessoas às ruas, foi um dos pontos altos do calendário de eventos, que reuniu, ainda ao longo do ano, uma feira municipal de artesanato, voltada ao fortalecimento da economia criativa local; uma exposição de artes visuais (Salão de Artes); além de três ações de exibição audiovisual: Projeto Cinema na Praça, a exibição do filme “O bispo e o artista”, além das sessões de cinemas para as crianças da rede municipal com o filme “Elio”.

Um dos principais destaques do ano foi a ocupação de espaços públicos e abertos, sobretudo nos bairros Aeroporto, Marques dos Reis, Praça Rui Barbosa. Parte das ações aconteceu em ruas, praças, escolas municipais, equipamentos culturais e espaços comunitários, promovendo a descentralização da cultura e fortalecendo o vínculo entre a produção artística e o cotidiano da cidade. Festivais, feiras, cinema ao ar livre, desfiles e apresentações musicais transformaram o espaço urbano em ambiente de convivência cultural e cidadã.

A programação também teve atenção especial às crianças da rede municipal de ensino, por meio do Programa + Cultura para as Crianças. Projetos e atividades culturais já estruturados pelo município foram realizados em escolas públicas e equipamentos culturais, com foco na formação, no acesso à arte e na valorização da infância como público central das políticas culturais.

No campo da gestão cultural, o ano foi marcado pelo fortalecimento do diálogo e da participação social. Foram realizadas cinco escutas públicas temáticas — sendo duas da Política Nacional Aldir Blanc, uma com o setor do artesanato, uma com o setor do rock e uma com a comunidade negra — além de quatro reuniões do Conselho Municipal de Cultura, evidenciando um modelo de gestão pautado na transparência e na construção coletiva das políticas públicas culturais.

Para o diretor do Departamento de Cultura, James Rios, os números refletem um período intenso de trabalho e reestruturação. “Foi um ano intenso, de muito esforço e de reorganização dessa pasta tão importante para o nosso município. Esses números mostram que estamos retomando o protagonismo cultural de Jacarezinho, com ações diversas, gratuitas e próximas da população. Nosso objetivo é recolocar o município na cena cultural nacional”, destaca.

O diretor também fez questão de reconhecer os apoios institucionais que possibilitaram o avanço das políticas culturais.

“Agradeço imensamente à equipe do Departamento, Cleiton e Beatriz, aos artistas, produtores e trabalhadores da cultura, ao secretariado municipal, aos vereadores, e especialmente ao prefeito Marcelo Palhares e ao vice-prefeito Antonio Neto, pela confiança e pelo apoio contínuo ao trabalho do Departamento de Cultura”, completa.

Botão Voltar ao topo