Assessoria
Crédito/Foto: Alex Adam. Secid-Pr
Demanda histórica vai compreender a duplicação de 12,81 quilômetros da PR-412, de Guaratuba até a divisa com Santa Catarina, na região do Litoral, com investimento de R$ 254,5 milhões.
O Governo do Estado assinou, neste sábado (20), em Guaratuba, a ordem de serviço para a duplicação da PR-412, no trecho entre Guaratuba, no Litoral do Paraná, e Garuva, em Santa Catarina. A cerimônia contou com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior e do secretário estadual das Cidades, Guto Silva.
O projeto contempla a duplicação de 12,81 quilômetros da PR-412, de Guaratuba até a divisa com Santa Catarina, na região do Litoral, com investimento de R$ 254,5 milhões.
“O trecho do Paraná é muito mais turístico. Nós temos uma grande movimentação de pessoas que moram ou passam o veraneio em Guaratuba, além de estudantes e serviços de saúde. Já o trecho de Garuva é mais logístico, com um volume muito intenso de caminhões por causa do porto de Itapoá”, explicou o governador Ratinho Junior.
Para o secretário Estadual das Cidades, Guto Silva, a obra representa um marco histórico para a integração entre os dois estados e para a mobilidade regional. “É um dia de festa e celebração aqui na divisa entre o Paraná e Santa Catarina. Entre Guaratuba e Garuva, essa rodovia vai agora ser ampliada e duplicada. É um eixo importante, que vai integrar com a nossa ponte e se tornar uma artéria fundamental para o escoamento do fluxo, garantindo mais conforto ao cidadão”, afirmou.
CONTRATAÇÃO INTEGRADA
A obra foi licitada no regime de contratação integrada, que inclui a elaboração do projeto básico e do projeto executivo de engenharia antes do início dos serviços no trecho. O segmento contemplado começa no km zero da PR-412, na divisa entre os estados, e segue até a interseção em nível de acesso ao Balneário Coroados, que será substituída por um novo viaduto.

A pista existente será alargada para 3,6 metros, com acostamentos de 2,5 metros, e a nova pista terá as mesmas dimensões. As duas pistas serão separadas por um canteiro central de 2,2 metros de largura. No entroncamento com a PR-808, a interseção em nível será readequada e será construído um novo posto da Polícia Rodoviária Estadual.
A partir desse ponto, também será implantada uma ciclovia, que seguirá até o perímetro urbano de Guaratuba. A atual ponte sobre o Rio da Praia será demolida e substituída por uma galeria tripla de concreto, com dimensões de 2 metros por 2 metros. O trecho contará ainda com três novos retornos em nível, novo sistema de drenagem de águas, sinalização horizontal e vertical, além de dispositivos de segurança viária.



