Educação

NEDDIJ/UENP encerra Projeto “ECA nas Escolas” 

UENP

Coordenado pelo diretor do Campus Jacarezinho, professor Luiz Fernando Kazmierczak e supervisionado pela professora Suédina Brizola, o projeto foi desenvolvido em parceria com as escolas municipais Professor Renato Azzolini, Professora Ruth Pimentel Rocha e Arlindo Bessa Junior, em Jacarezinho

Assessoria de Comunicação 

Nos dias 4, 5 e 9 de dezembro, o Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e Juventude (NEDDIJ) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) realizou a cerimônia de encerramento do projeto “ECA nas Escolas”. A iniciativa promoveu debates sobre direitos e deveres de crianças e adolescentes com base no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Coordenado pelo diretor do Campus Jacarezinho, professor Luiz Fernando Kazmierczak e supervisionado pela professora Suédina Brizola, o projeto foi desenvolvido em parceria com as escolas municipais Professor Renato Azzolini, Professora Ruth Pimentel Rocha e Arlindo Bessa Junior, em Jacarezinho. A execução das atividades ficou a cargo da pedagoga bolsista Gabriela Aparecida de Assis e da discente de Pedagogia, Maria Clara Vieira, que conduziram rodas de conversa pautadas na pedagogia dialógica, aproximando os estudantes do conhecimento sobre seus direitos e deveres.

A proposta do projeto é fortalecer a formação cidadã e prevenir situações de violência, estimulando reflexões sobre ética, convivência e responsabilidade social. A ideia é que os alunos tenham conhecimento sobre seus direitos e deveres, construindo relações mais saudáveis e conscientes.

A supervisora do projeto, professora Suédina Brizola Rogato, partilhou sua avaliação sobre os resultados obtidos. “Trabalhar o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) no espaço escolar, utilizando das suas prerrogativas para construir conhecimentos acerca dos direitos e defesa a crianças e adolescentes, abre um leque de temáticas que permite a reflexão sobre a percepção e atuação no mundo das relações”, explicou.

“É no relacionamento com o outro que se amadurece ou adoece. Quando o aluno conhece seus direitos se depara com os seus deveres, pois um está atrelado ao outro. Desta forma, compreender direitos e deveres permite ao aluno se relacionar com maturidade, sabendo quais são seus direitos e quais são seus deveres quando convive com o outro em um contexto social”, concluiu.

Botão Voltar ao topo