
TODAS AS REGIÕES
Investimento de R$ 10,6 milhões vai resultar em banco de anteprojetos para melhorar trafegabilidade e segurança viária em todas as regiões do Paraná.
DER
O Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), contratou os cinco lotes do Programa Conexões Seguras, que vai avaliar 201 interseções em rodovias estaduais quanto à necessidade de obras para melhorar a trafegabilidade e segurança viária. O investimento é de R$ 10.633.147,23.
O programa tem duas etapas, com prazo de execução total de 24 meses, devendo começar em breve. Na primeira etapa serão feitos os estudos das 201 interseções, identificando pontos críticos de segurança, inclinações acentuadas, geometria inadequada e outros fatores que prejudiquem a trafegabilidade e segurança viária do local. O DER-PR é uma autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística.
Na segunda etapa serão elaborados anteprojetos de engenharia, embasados pelo material produzido na primeira. Eles vão propor soluções como aumento da capacidade de tráfego (incluindo vias marginais e acostamentos), implantação de passeios e ciclovias, correção de nível nas vias de acesso, e mesmo a substituição de interseção em nível por obras de arte especiais como viadutos e trincheiras.
O resultado das duas etapas vai compor um banco de anteprojetos, que serão utilizados na futura licitação de obras.
REGIONAIS – Cada lote do programa corresponde a uma superintendência regional do DER/PR: Leste, Campos Gerais, Norte, Noroeste e Oeste.