Cambara

Equipe de Cambará luta para remodelação do projeto de duplicação da BR 369

Foto: Cambará em Foco

“UNIDOS POR CAMBARÁ”

Comitiva de cambaraenses esteve em Brasília na ANTT para falar sobre o projeto da BR 369, que se for mantido, vai dividir a cidade ao meio

Gladys Santoro Biaggioni –Informações site Cambará em Foco 

Desde que a Concessionária EPR Litoral Pioneiro iniciou uma série de reuniões com moradores dos municípios onde havia projetos de remodelação de rodovias que passavam por dentro ou dividiam as cidades em alguns pontos, a população de Cambará foi a que mais se sentiu prejudicada, já que a cidade praticamente se formou ao redor da rodovia. Há muitas famílias que são proprietárias de áreas em locais onde o projeto prevê a duplicação da estrada, o que significaria perdas financeiras e até histórica.

Autoridades, moradores comuns, antigos, jovens imprensa, ou seja, uma grande maioria quer que o projeto arranje outra forma de passar pela cidade.

Muitas manifestações já foram feiras. Agora, dia 9 houve outra.  

Uma comitiva esteve em uma reunião na ANTT, em Brasília, para tratar da situação da BR-369 no trecho urbano de Cambará. Segundo os integrantes, essa agenda só foi possível “graças à articulação do deputado Toninho, que abriu as portas e ajudou Cambará a chegar até a Diretoria Colegiada da ANTT, que estava representada por: Emmanuel Valverde (Coordenador – geral  das relações parlamentares da ANTT), Paulo Richardson, Júlia – Assessora do diretor Severino Neto). Também estiveram presentes, representando oficialmente o município: o Prefeito Walcir Joaquim, Vice-prefeito Gil dos Anjos, Presidente da Câmara, vereador Márcio Albertino”, contaram.

E, junto com eles, a CTIU-369, levando os dados técnicos, jurídicos e sociais que mostram o que a duplicação, do jeito que está, significa na vida real de quem mora e trabalha em Cambará.

Encaminhamentos principais: “Serão realizadas diligências conjuntas entre o Município e a CTIU-369; Vamos requerer formalmente ajustes contratuais junto à ANTT e à Concessionária EPR;“o objetivo é garantir que o projeto considere a realidade urbana, fundiária, social e ambiental de Cambará, evitando que a cidade seja dividida e que moradores e comerciantes sejam prejudicados”.

“Seguimos com esperança e responsabilidade:

-Não somos contra a duplicação

– Somos a favor de um progresso que respeite a lei, a cidade e as pessoas. Vamos continuar trabalhando para demonstrar a verdadeira situação de Cambará e construir, em conjunto com os órgãos federais, uma solução justa para todos”, disseram.

Botão Voltar ao topo