Educação

UENP participa de primeiro encontro nacional de cursinhos populares

ENSINO SUPERIOR

Atualmente, além das aulas realizadas na UENP, o cursinho ministra aulas em bairros de Jacarezinho.

Assessoria

A coordenadora do Cursinho Popular da Universidade Estadual do Norte do Paraná, professora Vanessa Campos Mariano Ruckstadter, participou, nos dias 8 e 9 de dezembro, do I Encontro Nacional da Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP). O evento, realizado na Universidade de Brasília (UnB), debateu a importância e o fortalecimento da Redes, estimulando a troca de experiências sobre práticas de educação popular.

Vinculado à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão, do Ministério da Educação, a CPOP oferta suporte técnico e financeiro a cursinhos populares de todo o país, com o intuito de promover a preparação de estudantes socialmente vulnerabilizados para ingresso na educação superior. Em 2025, o Cursinho Popular da UENP foi um dos 394 selecionados através de edital e recebeu R$ 163,2 mil de apoio financeiro.

A coordenadora partilha que o objetivo desse primeiro encontro dos cursinhos é garantir o fortalecimento da CPOP, a interlocução e a troca de experiências. “É fundamental acompanhar, avaliar e participar dessa importante política público e lutar para que ela se consolide e se torne uma política de Estado. Tivemos a oportunidade de trocar experiências com coordenadores de cursinhos de todo o Brasil, algo muito enriquecedor”, comentou Vanessa.

No segundo dia de evento, Vanessa participou do Grupo de Trabalho “Edital n˚ 01/2025: aspectos legais e implementação”, onde debateram sobre as dificuldades e potencialidades a partir do que está regulamentado pela Lei 10.558/02 e pelo Decreto 12.410/25, que institui a rede CPOP. “Tive a oportunidade de elencar a importância da Rede para a ampliação do Cursinho da UENP, para diminuir a evasão dos estudantes e a importância como extensão universitária na formação inicial e continuada de professores. Também pontuei a possibilidade de ampliação dos núcleos do cursinho para os bairros de Jacarezinho no próximo edital e a parceria com o Programa de Pós-Graduação em Educação da UENP para a formação de nossos professores do Cursinho”, destacou.

Realizado através do projeto de extensão “Projeto Ações Extensionistas do Cursinho Preparatório para Vestibular”, o Cursinho Popular da UENP tem o objetivo de auxiliar na democratização do acesso ao Ensino Superior, oferecendo aulas, monitorias, oficinas e simulados. Atualmente, além das aulas realizadas na UENP, o cursinho ministra aulas em bairros de Jacarezinho.

Botão Voltar ao topo