Salto do Itararé

Salto do Itararé é Selo Prata do PNTP, com mais de 80% no índice de transparência

Foto Site da Prefeitura Municipal de Salto do Itararé

TRANSPARÊNCIA

Prefeito acredita que daqui para frente, a tendência é só melhorar o índice

Gladys Santoro – Informações Atricon.org.br

O Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) concedeu ao município de Salto do Itararé um dos Selos mais cobiçados pelas cidades brasileiras- o Selo Prata de Transparência, que só consegue o município que atingiu um média acima de 80%. Salto do Itararé foi além: chegou aos 81,81% este ano. 

A felicidade do prefeito Claudeci José de Oliveira, do seu vice, Luiz Carlos da Silva e toda sua equipe administrativa foi ainda maior porque em 2024, Salto do Itararé fez pouco mais do que 33% no quesito transparência. A diferença de um ano para o outro foi gritante.

“Um avanço na Transparência do Município em2025, já no ano de 2024 obtivemos 33,33% dos índices essências para avaliação. Fechando 2025 com a nota de 81,81% mais transparente do que nunca e isso tende a melhorar e muito para os próximos anos, pois nossa equipe está em constante atualização do site para seguirmos com a maior transparência possível”, disse comemorando. 

O PNTP

O Programa Nacional de Transparência Públicaavalia critérios baseados em legislações como a Lei de Acesso à Informação e a Lei de Responsabilidade Fiscal, reconhecendo os municípios que atingem altos níveis de transparência em sua administração. Entre os pontos avaliados estão a publicação de receitas, despesas, saldos, licitações, contratos, termos de parceria e editais, além da facilidade de acesso a essas informações, garantindo que os moradores possam acompanhar de forma clara e prática a atuação do Executivo.

Selo Prata – O Selo Prata é oferecido aos municípios que atingirem índices acima de 80%. Aqueles que chegam a 85% recebem o Selo Ouro. Já os que superam 95% recebem o Selo Diamante, a maior distinção do programa.

Botão Voltar ao topo