
Ensino superior
UENP promove encerramento do Projeto Integrado Escola-Universidade
PROJETO
Na última quarta-feira (3), a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus Jacarezinho, foi palco do encerramento do “Projeto Integrado Escola-Universidade: Cultura, Educação e Empreendedorismo nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Paródias Encantam e Ensinam”. O evento foi realizado no Salão Nobre do Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE). A iniciativa é resultado da parceria com a Escola Municipal Professora Vera Cecília Lamim.
O projeto foi conduzido pelos acadêmicos Andréia da Silva Moreira Ribeiro e Tiago Nazário Abeche, do curso de Pedagogia, sob coordenação da professora Geisa Orlandini Garrido. A ação promoveu a integração entre universidade e escola, com apoio da direção escolar, autoridades municipais e da professora Sirlei LaiterCunha, regente do 4º ano do ensino fundamental.
O evento reuniu estudantes, docentes, pais e familiares dos alunos que integraram o projeto. Na programação, apresentações do Coral Popular da UENP, do Coral Municipal e performances dos alunos atendidos, que apresentaram paródias musicais abordando aspectos sociais e culturais do Brasil. A proposta buscou trabalhar o gênero textual paródia, estimulando a expressão artística, o protagonismo infantil e a troca de saberes entre universidade e comunidade escolar.
Para a professora Geisa, a ação reforça a importância da parceria entre a Universidade e estabelecimentos de ensino da rede pública. “O projeto integrado Escola-Universidade realmente foi uma parceria. Nossos alunos da Pedagogia foram protagonistas, atuaram diretamente com as crianças, elaboraram planos de aula e trabalharam a estrutura do gênero paródia, além da música”, explicou.
O diretor do CCHE, Alfredo Moreira da Silva Junior, destacou a relevância da iniciativa. “Vejo com muita satisfação o desfecho desse projeto, que une a universidade pública com a educação de base. É importante que nossas crianças tenham contato com a universidade desde cedo”, afirmou.
Segundo a acadêmica Andréia da Silva Moreira Ribeiro, o projeto foi inspirado no FEJACAN – Festival Jacarezinhense da Canção, resultando na criação do Mini Fejacan, um festival de paródias voltado aos estudantes do 4º ano. “Queremos promover expressão artística, trabalho colaborativo e compreensão do gênero paródia, além de aproximar escola e universidade”, concluiu.
O evento contou com a presença do diretor de Cultura da UENP, Fernando Bessa Gonçalves, do coordenador do curso de Pedagogia, Antônio Donizete Fernandes e da representante da Secretaria Municipal de Educação, Verônica Correia.