ESPORTE

Título da Libertadores leva Flamengo à marca inédita de 65 milhões de inscrições nas redes sociais

IBOPE Repucon

Conquista rubro-negra impulsiona crescimento e clube soma mais de 1,2 milhão de novas inscrições entre Instagram, TikTok e YouTube

• Flamengo liderou os ganhos em novembro e chegou a 65milhões no total de suas contas;

• Remo obteve o segundo maior resultado geral e chegou a 2 milhões no acumulado;

• Mirassol somou 174 mil novas inscrições e subiu 11 posições no ranking geral;

• Chapecoense retornou aos maiores resultados após 8anos com 67 mil novas adesões;

• Red Bull Bragantino fechou o TOP 5 dos maiores resultados com 8 mil novos inscritos.


São Paulo, 2 de dezembro de 2025 – Na edição atual do Ranking Digital dos Clubes Brasileiros do IBOPE Repucom,destacam-se os resultados de: Flamengo, Remo, Mirassol, Chapecoense e Red Bull Bragantino. Estes cinco clubes foram os que registraram os maiores saldos de inscriçõesem suas redes sociais em novembro ao somarem, juntos, mais de 1 milhão de novas inscrições.

Considerando o saldo das 50 equipes analisadas, o desempenho de novembro representa o menor crescimento de toda a série histórica do estudo, com -4,3 milhões de inscrições. O principal motivo para essa retração foi a forte queda no número de inscrições dos clubes brasileiros no “X” (antigo Twitter), um recuo de 7,2 milhões de seguidores apenas neste mês, considerando as contas oficiais das equipes avaliadas na plataforma. 

No acumulado do último trimestre (setembro a novembro), o saldo negativo de inscrições dos clubes nacionais no “X” chega a 8,4 milhões. Embora a plataforma não tenha confirmado oficialmente em suas últimas comunicações, o movimento pode estar relacionado aos esforços anunciados pelo “X” para a limpeza da base de usuários e remoção de contas inativas.

Com a conquista de seu quarto título na Copa Libertadores da América, o Flamengo liderou o crescimento entre os clubes brasileiros, com saldo de 574 mil novas inscrições em suas redes sociais (já considerando retração de 663 mil inscritos no “X”). O “Rubro-Negro” também figurou no topo dos ganhos no Instagram, com 938 mil novas adesões; no TikTok, com 200 mil; e no YouTube, com 100 mil. O clube alcançou ainda a marca inédita de 24 milhões de inscritos no Instagram e 65 milhões no total de suas redes oficiais.

Vale destacar que, ao considerar apenas as plataformas em que o saldo foi positivo (Instagram, YouTube e TikTok), o Flamengo acumulou aproximadamente 1,2 milhão de novas inscrições no último mês.

Remo, que garantiu o acesso à Série A do Brasileirão após 31 anos, registrou o segundo maior crescimento do mês, com saldo de mais de 200 mil novas inscrições em suas redes sociais. 80% desse resultado veio do Instagram, responsável por 162 mil novos inscritos. Com esse desempenho, o clube alcançou a marca de 2 milhões de inscrições no total de suas plataformas e chegou a 23ª posição no ranking geral.

Mirassol marcou presença pelo segundo mês consecutivo no TOP5 e, em novembro, ocupou a terceira posição entre os maiores crescimentos do mês ao registrar 174 mil novas adesões. O Instagram somou 155 mil novos inscritos e foi responsável por 89% do crescimento total. Com esse desempenho, o clube subiu 11 posições e alcançou o 32º lugar no ranking geral. Estreante na elite do futebol brasileiro, o Mirassol além de garantir a melhor campanha na Série A de uma equipe estreante, tambémassegurou sua classificação para a CONMEBOL Libertadores em 2026.

Chapecoense, que não aparecia no TOP 5 mensal desde abril de 2017, registrou o quarto melhor resultado do mês, com 67 mil novas adesões. A “Chape” também figurou entre os clubes com melhor desempenho no Instagram, onde somou mais de 90 mil novos inscritos. Esse avanço pode estar associado ao retorno do clube à Série A do Brasileirão na temporada 2026.

Red Bull Bragantino fechou o TOP 5 dos maiores ganhos digitais, com cerca de 8 mil novas inscrições. 

Veja abaixo o levantamento completo:

Fonte: IBOPE Repucom – Ranking digital dos clubes brasileiros

O levantamento é divulgado mensalmente pelo IBOPE Repucom e tem o objetivo de acompanhar o desenvolvimento das bases digitais dos 50 clubes com o maior número de seguidores do país.

Botão Voltar ao topo