Destaques

Primeiro evento de tokenização veicular do Brasil é realizado no Paraná

O Paraná vai sediar o 1º Fórum de Tokenização Veicular do Brasil, evento gratuito que acontece na próxima terça-feira (2), no Parque Tecnológico da Indústria (PqTI) do Sistema Fiep, em Curitiba.

Realizado com o apoio do Governo do Estado e patrocínio do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), o encontro vai debater a tecnologia que está transformando a cadeia automotiva e criando novas formas de registrar, financiar e operar veículos de maneira digital e segura.

A programação contará com painéis e demonstrações tecnológicas com especialistas, executivos e líderes, que abordarão como a tokenização pode tornar a mobilidade mais inteligente, sustentável e transparente. O espaço oferece uma oportunidade de aprendizado e networking com empresas do ramo automotivo, startups, bancos e instituições públicas que estão construindo o futuro da mobilidade no país.

“Como indutor de inovação e novas tecnologias no estado, Tecpar é um grande apoiador deste evento que visa estimular o uso da tokenização para trazer maior segurança ao sistema de informações sobre veículos. Os debates vão abordar desde a visão estratégica das montadoras e instituições, até casos práticos de aplicação de blockchain e ativos digitais no setor”, salienta o diretor-presidente do Tecpar, Eduardo Marafon, que será um dos palestrantes do evento.

Tecpar e Sinovac iniciam trabalhos para produção de vacinas para o SUS no Paraná

PROGRAMAÇÃO – Ao longo do encontro, as apresentações vão abordar temas como: tecnologia e inovação no setor veicular; Programa Mover IPI Verde e blockchain; registro veicular e oficialização dos tokens; Passaporte Digital do Produto (DPP); financiamento veicular tokenizado; aplicações do passaporte veicular digital; tecnologias e veículos on-chain.

Entre os palestrantes confirmados estão o presidente do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), Santin Roveda; o secretário de Inovação e Inteligência Artificial do Paraná, Alex Canziani; o diretor de Tecnologia e Inovação do Tecpar, Lanes Randal Prates Marques; o presidente da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) e vice-presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Marcus Aguiar; além de especialistas que atuam na iniciativa privada.

TOKENIZAÇÃO – No Paraná, o projeto que propõem a tokenização de veículos está sendo conduzido pelo Tecpar em conjunto com o Detran-PR, além de demais parceiros financeiros e tecnológicos.

A intenção é criar um Passaporte Veicular Digital, um token único do veículo que reuniria em blockchain (registro digital das informações de maneira criptografada) seus dados, além de possibilitar novas funcionalidades para financiamentos e transferência de propriedade mais rápida e digital.

Na prática, a plataforma em discussão no Paraná permitiria que cada veículo fosse representado em um ativo digital único, registrando dados e histórico do veículo de uma forma que os dados permaneçam inalterados, transparentes e rastreáveis. Isso garantiria a autenticidade das informações desde a fabricação até a venda do veículo e reduziria o risco de fraudes – como laudos adulterados, omissões de informações e adulteração de hodômetros (dispositivo que mede a distância percorrida por um veículo).

Detran-PR realiza leilão de 147 veículos em dezembro com preços a partir de R$ 1 mil

Para a população, o Passaporte Veicular Digital traria como benefícios as transferências digitais e mais rápidas e redução de custos informais na transferência. Para o ecossistema automotivo, como montadoras, seguradoras, bancos e demais empresas do setor, o valor estaria na integração automática e confiável de novos dados ao longo de toda a vida do veículo, ampliando tanto a rastreabilidade quanto o potencial de serviços personalizados.

Para o diretor-presidente do Detran-PR, Santin Roveda, a tokenização veicular representa um salto de inovação na forma de se registrar e autenticar as informações veiculares. “Ao lado do Tecpar e dos demais parceiros, estamos construindo uma solução que reforça a segurança, reduz a burocracia, combate fraudes e entrega mais confiança para o cidadão. Nosso compromisso é promover um trânsito cada vez mais moderno, transparente e eficiente, e este fórum mostra que o Paraná está na vanguarda das tecnologias que irão transformar a mobilidade no Brasil”, afirma.

EVENTO – O 1º Fórum de Tokenização Veicular é organizado pela Vetrii, parceira tecnológica do Tecpar, e Token Economy; com o apoio de instituições como Detran-PR, Parque Tecnológico da Indústria, Sistema Fiep e Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA). Além do Tecpar são patrocinadores o Banco BV; Cardano Foundation, (plataforma blockchain) e Demarest (escritório de advocacia).

Serviço:

1º Fórum de Tokenização Veicular

Data: 2 de dezembro (terça-feira)

Horário: Das 13h30 às 22h

Local: Parque Tecnológico da Indústria, do Sistema Fiep SENAI STI – Habitat Mobilidade

Endereço: Avenida Comendador Franco, 1341 – Jardim Botânico – Curitiba

Informações e inscrições: https://forumtokenizacaoveicular.com/

Botão Voltar ao topo