Destaques

Chuva rápida e forte assustou população regional

Centro Automotivo Beira Rio na Deputado Benedito Lucio Machado

CLIMA

Primavera com cara de primavera – ou seja: dias quentes demais causam chuvas fortes e rápidas capazes de fazer bastante estragos 

Gladys Santoro Biaggioni

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná- Simepar – já vinha emitindo alertas para tempestades para o início desta semana já há alguns dias. Ontem, no final da noite, moradores de Santo Antônio da Platina aguardavam um temporal, que acabou não acontecendo, porém, a surpresa ficou para hoje, na hora do almoço, quando uma chuva forte, vendaval e raios pegou boa parte da região de surpresa. Surpresa maior foi que todo o barulho demorou pouco tempo para o tamanho do estrado que fez. 

Em Santo Antônio da Platina os mesmos pontos críticos de todas as chuvas fortes voltaram a causar transtornos, como as baixadas, esquinas e paralelas da rua Deputado Benedito Lúcio Machado. A ponte do Rio Boi Pintado, que fica na rua de trás da Deputado Benedito Lúcio Machado – a rua Dário Fonseca Martins – chegou a transbordar e a violência das águas foi assustadora. Na região do sacolão, também em uma das esquinas da mesma via um carro ou vice versa, acabou se amontoando em cima de uma moto, provocando, com certeza, um prejuízo grande para os dois proprietários.

O Centro Automotivo Beira Rio, localizado também na rua Deputado Benedito Lúcio Machado ficou completamente alagado.  

SIMEPAR

Para o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneiki, a chuva assustou muito mais pelo volume concentrado em pouco tempo: desta madrugada até ao meio dia de hoje, só foram registrados 19, 4 volumes de água. O que assustou um pouco mais foi o vento: 53 km/h, considerada uma velocidade moderada.

Agricultura

O gerente regional da Emater, o engenheiro Regional Maurício Castro Alves, também não considerou a chuva forte. Ele acha que o volume de água é que foi concentrado em um pouco espaço de tempo, e o vento causou mais medo nos moradores.“Acho que choveu uns 20 minutos. Mas o vento estava bem forte”, comentou.

Quanto aos plantios dessa época de ano, ele disse que a soja está recém plantada – tem cerca de uns 10 dias – e que vai indo muito bem, mas que poucos produtores estão investindo no milho. “Por enquanto, nossa agricultura está indo muito bem”, disse animado.

Fotos/Vídeos:Redes Sociais

Botão Voltar ao topo