CLIMA
A frente fria que avança pelo Sul do país aumenta a umidade especialmente na metade sul do Paraná a partir da tarde de sábado
AEN -Bem Paraná

Foto Franklin de Freitas
Depois de alguns dias de céu aberto e temperaturas altas, o Paraná volta a ter mudanças no clima neste fim de semana. Uma nova frente fria vai provocar instabilidades no estado, com chance de pancadas de chuva no sábado (22) e risco de temporais no domingo (23), segundo o Simepar.
O feriado da Consciência Negra, na quinta (20), foi marcado por calor intenso em boa parte do estado: 15 estações do Simepar registraram máximas acima dos 30 graus. Capanema liderou o ranking, com 34,3°C. No Litoral, a umidade vinda do mar trouxe um pouco mais de nuvens, mas o dia também foi ensolarado. Guaraqueçaba marcou 28,2°C; Paranaguá, 25,7°C; Antonina, 26,2°C; e Guaratuba, 25,4°C.
Com a saída da massa de ar frio e seco que atuava desde terça (18), a sexta-feira (21) amanheceu mais quente em várias regiões. Antes das 6h, São Miguel do Iguaçu já tinha 21,9°C e Altônia registrava 20°C. O dia segue com tempo firme: Curitiba deve chegar a 27°C, o Litoral a 26°C, enquanto Campos Gerais e Centro-Sul ficam perto dos 28°C. No Oeste e Norte, o calor volta a passar dos 30°C.
A virada no tempo começa no sábado. A frente fria que avança pelo Sul do país aumenta a umidade especialmente na metade sul do Paraná a partir da tarde. “São áreas pequenas de instabilidade que se formam antes do sistema frontal. Há chance de chuvas rápidas e isoladas entre Oeste, Sudoeste e Centro-Sul”, explica o meteorologista Lizandro Jacóbsen.
Na região de Curitiba e no Litoral, a mudança chega mais para o fim do dia, com possibilidade de pancadas e trovoadas. No Norte, porém, o sábado segue sem previsão de chuva — e com calor mais forte: 33°C em Loanda e 31°C em Paranavaí. Entre Londrina, Maringá e o Norte Pioneiro, os termômetros voltam a marcar cerca de 30°C.
O Boletim de Gestão de Riscos do Simepar e da Defesa Civil coloca todo o Leste e a metade sul do estado em observação, com risco moderado para tempestades localizadas, chuva forte, raios, vento e até granizo isolado. A região central aparece com risco baixo e o Norte não tem previsão de eventos severos.
No domingo, a frente fria avança mais devagar pelo território paranaense e a chuva se espalha para todas as regiões. As temperaturas caem de maneira significativa, exceto no Norte, onde o abafamento persiste.
A próxima semana também começa instável. O risco de temporais aumenta e o Simepar continuará emitindo novos alertas.



