ALEP

Alep convoca população para participar da construção do Orçamento do Paraná para 2026

PARTICIPAÇÃO

Entre os dias 14 e 24 de novembro, os paranaenses podem enviar sugestões, indicando demandas e projetos que poderão ser incorporados à Lei Orçamentária Anual (LOA).

ALEP

A Assembleia Legislativa do Paraná está convocando a população para participar da definição das prioridades do Estado para 2026 por meio do Programa Orçamento de Todos. Entre os dias 14 e 24 de novembro, os paranaenses podem enviar sugestões pelo link www.assembleia.pr.leg.br/sugestao-orcamento, indicando demandas e projetos que poderão ser incorporados à Lei Orçamentária Anual (LOA).

“A Lei Orçamentária organiza e direciona os investimentos do Paraná. Mais do que cumprir uma formalidade, estamos fortalecendo uma prática de orçamento participativo, em que a população é convidada a contribuir e acompanhar como o Estado planeja investir os recursos públicos. Transparência e escuta social são pilares de uma gestão moderna e democrática”, declarou o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), presidente da Comissão de Orçamento da Assembleia, responsável por analisar as sugestões.

A proposta da Lei Orçamentária para 2026 traz o maior orçamento da história do Paraná: R$ 81,6 bilhões, um crescimento de 4% em relação ao ano anterior. O volume de investimentos também será recorde, chegando a R$ 7,1 bilhões, com foco em infraestrutura — incluindo obras viárias estratégicas — e em ampliações de áreas essenciais como saúde, educação, agricultura, urbanismo e segurança. Segundo o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, o crescimento demonstra o compromisso do Estado em manter uma política contínua de desenvolvimento e fortalecimento da capacidade de entrega de serviços públicos.

A Educação será novamente a área com maior orçamento, seguida pela Saúde, que terá crescimento em relação a 2025. As funções de Transporte e Urbanismo registram a maior expansão percentual. Mesmo com a redução do IPVA — cuja alíquota caiu de 3,5% para 1,9%, em projeto aprovado pela Assembleia Legislativa do Paraná — o Estado projeta crescimento das receitas.

“Com a participação popular aberta até o dia 24, a Assembleia Legislativa do Paraná reforça que a construção do orçamento é uma responsabilidade coletiva. Convocamos todos a participar”, afirmou o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi (PSD).

“Essa é uma etapa fundamental. No ano passado, recebemos muitas contribuições. A consulta popular torna o orçamento mais próximo de atender às expectativas dos paranaenses e, como relator, certamente essas contribuições nos ajudarão no fechamento do relatório final”, destacou Evandro Araújo (PSD), relator da Comissão. As sugestões serão analisadas pela equipe técnica e poderão integrar a versão final da LOA, que será votada pelos deputados ainda este ano.

Botão Voltar ao topo