BandeirantesSaúde

Saúde pública de Bandeirantes ganha reforço com início dos atendimentos em geriatria

UBS

Novo serviço na UBS Lordani visa tratamento humanizado, redução de medicamentos e otimização de consultas para idosos de alto risco


Redação – Talitha Dalacosta e Róger D. T. Demétrio.

A Secretaria de Saúde de Bandeirantes implementou o serviço de geriatria no sistema público municipal, uma medida que integra uma política mais ampla de atenção à saúde do idoso, com foco em maior qualidade de vida. A iniciativa é vista como uma forma de atendimento mais humanizado, buscando acolher e cuidar de perto de pacientes que muitas vezes passam por diversas especialidades sem resolução para o problema.

Os atendimentos serão realizados na UBS Lordani e acontecerão todas as terças-feiras, com uma estimativa de cerca de 100 consultas mensais. O fluxo priorizará o encaminhamento de pacientes acima de 60 anos classificados como de médio a alto risco, especialmente aqueles com várias comorbidades e que necessitam de acompanhamento com múltiplos especialistas. O encaminhamento será feito pelo clínico geral ou enfermeiro responsável das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Resultados e Impacto Esperado

A principal meta com a chegada deste profissional é diminuir o número de especialistas e medicações que um único paciente possui. O geriatra irá acolher o paciente, verificar toda a medicação e investigar a fundo a necessidade real de buscar outro profissional.

A Secretaria de Saúde espera alcançar:

Maior controle no acompanhamento dos pacientes.

Redução do uso de medicação e de consultas com vários especialistas.

Redução de gastos e na fila de espera para outros especialistas.

Haverá também um trabalho em conjunto com toda a rede de serviço para garantir o apoio multiprofissional e um tratamento individualizado para cada paciente. A interação com a Atenção Primária será constante, com enfermeiros das UBS informando no prontuário sobre a realidade e vivência do paciente.

Botão Voltar ao topo