Destaques

Novos temporais com granizo, raios e chuvas e ventos fortes se aproximam do Paraná

Foto Ilustrativa- Foto: Renato Schiewaldt/Arquivo pessoal

PREVISÃO DO TEMPO

Simepar alerta sobre a possibilidade de ‘tempestades severas’ no estado. Confira dicas de como se proteger e quem acionar em caso de emergência.

G1 – SIMEPAR – Por Millena Sartori

Tempestades severas carregadas com granizo, raios e chuvas e ventos fortes estão se aproximando novamente do Paraná, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental (Simepar).

Segundo o órgão, alguns temporais foram registrados nesta quarta (5) em algumas cidades do estado – e, após uma rápida trégua na quinta (6), a chuva deve retornar com força na sexta-feira (7) e no sábado (8). Veja previsão do tempo por região mais abaixo.

O boletim meteorológico do Simepar feito em parceria com a Defesa Civil prevê maior atenção na sexta-feira (5) para o centro, norte pioneiro e metade oeste do estado. O leste está sob observação dos órgãos. Confira no mapa abaixo.

A previsão do Simepar indica que as instabilidades desta quarta-feira vão perdendo força ao longo do dia. Na quinta-feira (06) o tempo fica um pouco mais estável, com previsão apenas de chuvas ocasionais e fracas na região Leste, com trovoadas pontuais ao longo da tarde no Noroeste e no Norte, explica o órgão.

Amanhã

Na sexta-feira (7), entretanto, as chuvas voltam com intensidade ao Paraná, diz o órgão. Veja, mais abaixo, dicas de como se proteger e quem acionar em caso de emergência.

Tempestades severas entram primeiramente entre o sudoeste e oeste no início da tarde, e se espalham para as demais regiões ao longo da tarde e noite. Poderão ocorrer fortes rajadas de vento, precipitação de granizo, muitas descargas elétricas e chuva pontualmente acima dos 50 mm a 60 mm em curto espaço de tempo”.

Sábado – 

Para o sábado (8), a expectativa é que as instabilidades atuem mais na faixa norte, com deslocamento para São Paulo.

Domingo

A partir do domingo (9), a estabilidade atmosférica volta a predominar em boa parte do Paraná, com a redução significativa das áreas de instabilidade e predomínio de tempo firme. A exceção se dá na faixa leste, em função da circulação marítima, que mantém o dia com muitas nuvens e chuviscos ocasionais.

Depois disso, o retorno de condições favoráveis à ocorrência de eventos meteorológicos significativos é previsto a partir da quarta-feira do dia 12 de novembro, aponta o Simepar.

Botão Voltar ao topo