Crédito das fotos: Divulgação.


Diretor técnico executivo, Renato Sacramento, representou o diretor-geral brasileiro na cerimônia de entrega, nesse domingo (19)
A Itaipu Binacional recebeu o Prêmio Cigre-Brasil, na categoria Sócio Coletivo de Destaque, durante a cerimônia de abertura do XXVIII Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE), no domingo (19), no Recife (PE). A premiação reconhece as empresas que demonstram contribuição técnica ou de engenharia comprovadamente excepcional e liderança no setor.
O Cigré-Brasil destacou as inúmeras contribuições e parcerias com a Itaipu nos últimos 41 anos, tanto em artigos técnicos para os eventos do Cigre no Brasil e no mundo, quanto como empresa apoiadora de eventos em Foz do Iguaçu (PR) e em Ciudad del Este, no Paraguai, como o próprio SNPTEE, Sepope, Simpase, Workspot, Eriac e diversos ciclos de palestras técnicas.
O diretor técnico executivo da Itaipu, Renato Sacramento, recebeu o prêmio em nome do diretor-geral brasileiro, Enio Verri. Em seu discurso de agradecimento, Sacramento fez um paralelo entre a fundação do Cigré-Brasil (1971) e da Itaipu Binacional (1974), destacando o importante papel do Cigré-Brasil na promoção e disseminação de conhecimento, bem como a troca de experiências entre os profissionais do setor elétrico brasileiro, contribuindo com o crescimento dos profissionais e suas organizações.
“Em igual período a Itaipu Binacional produziu mais de 3 bilhões de MWh de energia e se tornou a maior produtora mundial de energia limpa e renovável. Hoje, a Itaipu é muito mais do que uma geradora de energia. Com programas como o ‘Itaipu Mais que Energia’, a empresa integra ciência, tecnologia e parcerias estratégicas para liderar iniciativas de transição energética no Brasil e no Paraguai”, afirmou o diretor.
“A Itaipu acredita que a transição energética deve ser justa e inclusiva e está empenhada em ser uma catalisadora de mudanças, investindo em soluções que conectam tecnologia, meio ambiente e qualidade de vida, em prol do desenvolvimento social e econômico do Brasil e do Paraguai”, completou.
Seminário
O Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE) está sendo realizado de 19 a 22 de outubro no Recife, com a coordenação da Eletrobras e a promoção do Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica – Cigré-Brasil. Trata-se do maior evento técnico-científico do setor elétrico brasileiro e um dos mais importantes da América Latina.
Realizado a cada dois anos, o seminário reúne profissionais, empresas e instituições acadêmicas para debater e compartilhar conhecimento sobre os desafios e inovações da geração, transmissão e distribuição de energia elétrica no Brasil.