
JACAREZINHO
Fundada em 1994, a Império de Casa Verde é reconhecida por seus desfiles de grande impacto plástico e técnico
Assessoria
A Escola de Samba Acadêmicos Capiau realizará, nos dias 25 e 26 de outubro, Oficinas de Carnaval voltadas à qualificação dos profissionais e voluntários que atuam na produção carnavalesca da cidade. O evento contará com a participação de especialistas da Escola de Samba Império de Casa Verde, de São Paulo, uma das mais tradicionais do carnaval paulistano.
Fundada em 1994, a Império de Casa Verde é reconhecida por seus desfiles de grande impacto plástico e técnico. Em seus últimos enredos, a escola destacou temas ligados à memória afro-brasileira e à musicalidade popular, o que reforça o diálogo entre tradição, identidade e inovação — princípios também valorizados pela Acadêmicos Capiau em Jacarezinho.
O projeto é uma execução de um edital municipal da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), iniciativa federal voltada ao fortalecimento das políticas culturais locais. As atividades acontecerão no Parque Universitário da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), das 8h às 12h e das 13h às 17h.
De acordo com o presidente da Acadêmicos Capiau, Pedro Henrique Garcia Dias, o objetivo é profissionalizar e valorizar o carnaval local, ampliando as oportunidades de geração de renda e o reconhecimento cultural de Jacarezinho.
“O carnaval é uma tradição que movimenta a economia criativa e a autoestima da cidade. Precisamos investir na formação de quem faz a festa acontecer”, afirma o dirigente.
As oficinas irão abranger técnicas de confecção de fantasias e alegorias. O público-alvo inclui trabalhadores e voluntários do carnaval, estudantes, professores, funcionários da universidade, moradores da região e integrantes de outras escolas de samba e Blocos de Enredo da cidade e da região.
A proposta integra uma estratégia maior da Acadêmicos Capiau para fortalecer o turismo cultural e desenvolver um modelo de carnaval autossustentável e inclusivo. O projeto também busca resgatar a dimensão plástica e artística dos desfiles, que são parte do patrimônio cultural imaterial da cidade.
“Queremos um carnaval cada vez mais profissional, sustentável e com o rosto da nossa comunidade”, conclui Alfeu Júnior, Diretor de Carnaval.
Inscrições pelo link: https://forms.gle/WkbYguvLUKmpnPPg9
Informações:
Oficina de Carnaval – Qualificação dos Profissionais do Carnaval de Jacarezinho
Parque Universitário (UENP) Jacarezinho
25 e 26 de outubro, das 8h às 12h e das 14h às 17h
Realização: Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Acadêmicos Capiau
Participação: Escola de Samba Império de Casa Verde (SP)
Projeto aprovado em edital municipal da PNAB – Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura