
SAÚDE REGIÃO
O CER foi habilitado em abril de 2022 nas modalidades Física e Auditiva, e em 18 de setembro de 2025 teve sua habilitação ampliada passando a ser Tipo III, com a inclusão da modalidade Intelectual
Marcos Jr.
Nove profissionais do Núcleo do Autista do Município de Astorga, acompanhados por duas representantes da 15ª Regional de Saúde de Maringá visitaram recentemente o Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (CISNORPI).
O encontro teve como objetivo conhecer de perto o funcionamento do Centro Especializado em Reabilitação (CER), serviço de referência regional na área da reabilitação física, auditiva e intelectual.
O CER foi habilitado em abril de 2022 nas modalidades Física e Auditiva, e em 18 de setembro de 2025 teve sua habilitação ampliada, passando a ser Tipo III, com a inclusão da modalidade Intelectual. Essa ampliação representa um importante avanço na oferta de serviços especializados para a população dos municípios consorciados.
Atualmente, o Estado do Paraná conta com seis unidades de CER habilitadas, sendo o CISNORPI o único Consórcio Público do Estado com essa habilitação, o que reforça seu papel de destaque e comprometimento com a qualidade do atendimento à pessoa com deficiência.

A visita foi um momento de troca de experiências, aprendizado e fortalecimento das redes de cuidado em saúde, reafirmando o compromisso do CISNORPI com a promoção de um atendimento humanizado e integrado aos usuários do SUS.
Fotos Cisnorpi