Destaques

Prefeitura implantará Ambulatório de Feridas

Iniciativa conta com a parceria da Faculdade (Fanorpi)

Assessoria

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Platina implantará, nas próximas semanas, o Ambulatório de Feridas, que funcionará nas dependências da Unidade de Atendimento Especializado em Saúde, localizada no antigo prédio da UPA, no Jardim Rennó.

A iniciativa integra as ações da gestão 2025/2028 e conta com a parceria da Faculdade Santo Antônio da Platina (Fanorpi), por meio do Curso de Enfermagem.

O Termo de Cooperação foi assinado na semana passada entre representantes da Prefeitura e da direção da instituição de ensino, que destacaram a ação como uma “parceria que transforma”.

O Ambulatório atenderá usuários do Sistema Público de Saúde, com previsão média de 90 atendimentos mensais voltados ao tratamento de feridas crônicas, como pé diabético, úlceras arteriais e venosas, entre outras. “Devemos levar em conta que esses pacientes passarão, pelo menos, duas vezes por semana para acompanhamento do processo de recuperação”, explicou a Secretária Municipal de Saúde, Adriana de Almeida.

O serviço funcionará de segunda a sexta-feira, no período da manhã, como parte de um projeto de extensão universitária, conduzido por dois servidores do Centro de Especialidades, em conjunto com a professora Laila Vivan, responsável pelo acompanhamento dos alunos do curso de Enfermagem.

O prefeito Gil Martins destacou que a iniciativa “reforça o compromisso da gestão com o atendimento humanizado e especializado, ampliando o cuidado aos pacientes com feridas crônicas e fortalecendo a integração entre ensino, pesquisa e assistência”.

Faculdade é parceira

A diretora da Faculdade Santo Antônio da Platina, Maria das Graças Ferreira de Campos Zurlo, ressaltou que a instituição dá início ao seu projeto de extensão de atendimento ambulatorial especializado em feridas etiológicas – aquelas que não cicatrizam no tempo esperado, geralmente de caráter crônico.

“O objetivo é oferecer um ambulatório especializado para prevenção, avaliação, tratamento e acompanhamento de feridas múltiplas, visando acelerar a cicatrização, reduzir complicações e melhorar a qualidade de vida da população”, destacou.

Segundo ela, o atendimento permitirá avaliação clínica, classificação do tipo de lesão e monitoramento da evolução por meio de indicadores clínicos e registros fotográficos.

Os estudantes foram selecionados pela Faculdade após inscrição no projeto de extensão, que resultará na produção de artigos científicos baseados na realidade local.

Graça informou ainda que a Prefeitura fornecerá os recursos materiais e os procedimentos de atendimento serão realizados por enfermeiros e estudantes.

A diretora explicou que, por meio dos indicadores de avaliação, será possível compreender o tempo médio de fechamento das lesões, redução das internações hospitalares por complicações, grau de satisfação dos pacientes e economia de recursos públicos.

“Queremos estar próximos da comunidade afetada por essas condições e contribuir para reduzir o tempo de cicatrização, complicações e internações”, reforçou.

Assinatura

Na ocasião da assinatura do termo de parceria, participaram, entre outros, o prefeito Gil Martins, a secretária de Saúde Adriana de Almeida, o coordenador do Curso de Enfermagem, Fábio Vieira, a diretora Maria das Graças Zurlo e o mantenedor Demétrio Alves Esteves, além de servidores da saúde e funcionários da Faculdade.

Ela lembrou ainda que a Faculdade desenvolve outras ações de extensão, como a Jornada Pedagógica no Cmei São Gabriel, por meio do Curso de Pedagogia, em que os acadêmicos passam o dia realizando atividades lúdicas e estudos de caso com as crianças.

Além disso, o Curso de Direito realiza, em média, 120 atendimentos mensais na Vara da Família, abrangendo processos de DNA, pensão alimentícia e divórcios.

Botão Voltar ao topo