
O deputado Alexandre Curi (PSD), presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, afirmou nesta quarta-feira (15), em entrevista ao jornalista Nelson Gomes, no programa No Meio do Dia, da BandNews TV, em São Paulo, que o Estado vive um momento histórico, marcado por crescimento econômico, avanços sociais e pacificação política.
“O Paraná é hoje a quarta maior economia do país, com o maior crescimento industrial do Brasil — o dobro da média nacional. Temos pleno emprego e somos líderes na produção de alimentos. Há recursos para execução de políticas públicas. É um momento extraordinário”, destacou Curi.
O parlamentar atribuiu o bom desempenho à harmonia entre os Poderes, destacando a condução do governador Ratinho Junior. “Há uma paz política inédita. Executivo, Legislativo, Judiciário, prefeitos e setor privado sentam na mesma mesa e colocam os interesses do Paraná em primeiro lugar. Onde há harmonia, há prosperidade”, afirmou.
Curi lembrou que a Assembleia devolve metade do seu orçamento ao Executivo, o que tem permitido investimentos diretos nos municípios. Ele citou programas como o Asfalto Novo, Vida Nova, a construção de 300 creches e o apoio para a ampliação de hospitais de referência, principalmente para tratamento pediátrico.
O deputado também destacou a aprovação do Código de Ética da Assembleia ao defender que o parlamento deve priorizar o debate sobre políticas públicas. “Nosso Código garante liberdade de expressão e prerrogativas parlamentares, mas impõe limites ao desrespeito. O Parlamento precisa dar exemplo à sociedade”, disse.
Curi ressaltou o seu perfil municipalista e disse que esta é uma das características das lideranças políticas do Estado. Ele também enalteceu medidas que exemplificam a gestão eficiente dos recursos públicos e o alívio fiscal aos contribuintes. “A alíquota do IPVA dos paranaenses vai cair 45% em 2026, numa iniciativa que vai na contramão do Brasil”, concluiu.