
O deputado Alexandre Curi (PSD), presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, participou na noite de terça-feira (13) da sessão solene em homenagem ao Dia do Professor e destacou os avanços da educação paranaense nos últimos anos. Ele também anunciou que o Poder Legislativo vai disponibilizar recursos para a implantação de um inédito programa de aulas de inglês em escolas municipais, em parceria com o Governo do Estado. A iniciativa deve ser oficializada nos próximos dias.
Curi reforçou a importância da valorização dos docentes na construção de um Estado mais desenvolvido. “Temos convicção de que o desenvolvimento, a prosperidade e a justiça plena acontecem quando se investe no ensino público de qualidade para todas as pessoas”, afirmou o deputado, ao defender o sistema estadual de ensino. “No Paraná, nós não fazemos educação com ideologias; fazemos com metodologia”.
O parlamentar observou que o trabalho dos professores e profissionais do magistério tornaram o Paraná referência nacional em educação pública. Curi lembrou que, em 2019, o Estado ocupava o sétimo lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e hoje é o primeiro colocado. “Esse resultado é fruto do trabalho dos nossos professores e do investimento contínuo na área. Nada mais justo do que a Assembleia prestar esta homenagem em nome de todos os paranaenses”, destacou.
Inglês – Ao ressaltar que o Estado está preparando os estudantes para as profissões do futuro, especialmente com o uso de novas tecnologias, Alexandre Curi adiantou que já há um acordo com o Governo do Estado para a implantação de duas aulas de inglês por semana em escolas municipais. A Assembleia Legislativa, explicou ele, vai disponibilizar recursos do próprio orçamento, enquanto a Secretaria de Estado da Educação será responsável pela distribuição do material didático e pela capacitação dos professores.
A sessão solene em homenagem ao Dia dos Professores foi proposta pelo deputado Ney Leprevost (União). Uma das principais homenageadas foi a professora emérita Maria Rachel de Camargo Vianna Nascimento, que, aos quase 100 anos de idade, dedicou boa parte da vida ao ensino, com atuação marcante no Instituto de Educação de Paranaguá.

