GOVPR

Veículos destinados pela Receita Federal ao Gaeco reforçarão atuação voltada ao combate à criminalidade

INSTITUCIONAL

Os automóveis – modelos de passeio e utilitários fabricados entre 2016 e 2021 – foram avaliados em mais de R$ 1,2 milhão e serão distribuídos aos núcleos do Gaeco em diversas regiões do estado

MP-PR

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Paraná recebeu nesta quarta-feira, 24 de setembro, 20 veículos destinados pela Receita Federal do Brasil. Os automóveis foram apreendidos em ações de combate ao contrabando e descaminho e passaram a integrar o patrimônio público após aplicação de pena de perdimento em processos de infrações aduaneiras.

A cerimônia de entrega dos veículos ocorreu na sede da Superintendência da Receita Federal da 9ª Região Fiscal, em Curitiba. Participaram da solenidade o superintendente regional da Receita Federal, Fábio Boschi, o procurador-geral de Justiça do Paraná, Francisco Zanicotti, e o coordenador estadual do Gaeco, Cláudio Rubino Zuan Esteves. O ato contou com a assinatura dos documentos de destinação e a entrega simbólica da chave de um dos veículos.

Os automóveis – modelos de passeio e utilitários fabricados entre 2016 e 2021 – foram avaliados em mais de R$ 1,2 milhão e serão distribuídos aos núcleos do Gaeco em diversas regiões do estado para uso em operações. A retirada ocorrerá nas unidades da Receita Federal no Paraná e em Santa Catarina, onde foram feitas as apreensões.

A iniciativa reforça a parceria entre os dois órgãos no enfrentamento à criminalidade, com a união de esforços para o fortalecimento da atuação das instituições e a ampliação da efetividade das ações voltadas à proteção da sociedade. Para o procurador-geral de Justiça, Francisco Zanicotti, a parceria com a Receita Federal amplia a capacidade de atuação do Gaeco e demonstra que “quando as instituições trabalham juntas, quem ganha é a sociedade”.

O superintendente regional da Receita Federal, Fábio Boschi, ressaltou a importância de redirecionar bens apreendidos para serem utilizados em prol da sociedade, “neste caso sendo utilizados por um órgão empenhado justamente na segurança pública”.

Cláudio Rubino Zuan Esteves, coordenador estadual do Gaeco, afirmou que esses veículos darão melhores condições de deslocamento, ampliando a capacidade de resposta às demandas, garantindo maior agilidade nas operações. “É um apoio fundamental que vem ao encontro de nossa diretriz de aprimoramento contínuo”.

Também participaram do evento o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Cláudio Franco Félix e o coordenador de Assuntos Institucionais, Ronaldo de Paula Mion.

Botão Voltar ao topo