NORTE E NORTE PIONEIRO
No total, foram 13,1 toneladas de drogas retiradas de circulação, 519 pessoas presas em flagrante, Além de 149 veículos, mais de 782 mil maços de cigarros e quase R$63 mil em espécie apreendidos

DEPPEN
A Polícia Penal do Paraná (PPPR) desempenhou papel estratégico na Operação Sinergia III, realizada entre os dias 15 e 19 de setembro simultaneamente em 399 municípios do estado, mas com ênfase na região Norte e Norte Pioneiro. A ação fez parte da Missão Paraná II, coordenada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP), com o objetivo de reforçar a presença do Estado nas ruas, intensificar o policiamento e promover o enfrentamento integrado à criminalidade.
A operação contou com a participação conjunta das forças de segurança estaduais — Polícia Penal, Polícia Militar e Polícia Civil — com uso de helicópteros, viaturas, motocicletas e toda a tecnologia disponível às forças de segurança do Paraná, com foco na atuação ostensiva, repressiva e preventiva em áreas urbanas e unidades penais. As polícias abordaram mais de 22,5 mil pessoas e fiscalizaram mais de 1,1 mil locais.
No total, foram 13,1 toneladas de drogas retiradas de circulação, 519 pessoas presas em flagrante, Além de 149 veículos, mais de 782 mil maços de cigarros e quase R$63 mil em espécie apreendidos. Entre as mais de 12 toneladas de drogas apreendidas, estão 10,9 toneladas de maconha; 18,3 quilos de cocaína; 1 quilo de crack; 13 quilos de haxixe; e 669 unidades de drogas sintéticas. Foram cumpridas 617 ordens judiciais e apreendidos 617 armamentos, entre armas de fogo, armas brancas e munições.
“A Operação Sinergia reforça a nossa estratégia de enfrentamento ao crime, com atuações táticas e integradas entre as forças de segurança. A presença ostensiva nas ruas e as abordagens direcionadas são parte do nosso compromisso de garantir a segurança e a tranquilidade da população”, afirmou o secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira.
Cuidando da Divisa do Estado
Na região norte do Paraná, a Operação Sinergia III incluiu, ainda, a cooperação com a Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) para ampliar o alcance da ação em áreas de fronteira.
A Polícia Penal do Paraná alcançou todos os seus objetivos programados, com destaque para o cumprimento integral de metas estabelecidas; padronização e agilidade nos procedimentos operacionais; aprimoramento do fluxo de informações entre as nove regionais administrativas da PPPR; redução de riscos operacionais mediante respostas rápidas e eficazes, além do fortalecimento da cooperação entre as equipes, com reflexos positivos na disciplina e na segurança institucional.
“A Sinergia III mostrou a força da Polícia Penal do Paraná em dos os cenários em que estivemos presentes. Nossos policiais penais atuaram com dedicação, disciplina e união, alcançando cada meta estabelecida. Mais do que números, essa operação reforça o nosso compromisso diário com a segurança da sociedade e a confiança no trabalho que realizamos dentro e fora das unidades prisionais”, afirmou a diretora-geral da PPPR, Ananda Chalegre.
A PPPR realizou revistas em 32 unidades prisionais, com movimentação de 6.110 pessoas privadas de liberdade para realização de inspeções minuciosas nas galerias e celas.
“A operação demonstrou a capacidade técnica e tática dos servidores da PPPR, consolidando o comprometimento de todos com a missão institucional. A integração obtida representa um avanço significativo, servindo como referência para futuras ações conjuntas”, enfatizou o diretor de segurança penitenciária da PPPR, Marcos Antônio de Paula.
A Divisão de Monitoração Eletrônica (DME) realizou 17 fiscalizações, sendo 6 in loco e 11 com o Posto Avançado de Monitoração (unidade móvel), além de 8 mandados de prisão cumpridos.
“A PPPR atuou de forma cirúrgica na operação Sinergia III em todo o estado mas em especial na região norte trazendo segurança e interação com a sociedade através de exposições. Uma frente de atuação forte foi a fiscalização de pessoas monitoradas, os custodiados que de alguma forma descumpriram as regras da tornozeleira foram abordados pelas equipes policiais e deverão responder ao judiciário. Para os casos de reiterados descumprimentos foram cumpridos mandados de prisão dessas pessoas, que devem cumprir suas penas em regime fechado”, explicou o chefe da Divisão de Monitoração Eletrônica da PPPR, Cláudio Xavier.
MISSÃO PARANÁ II – A Operação Sinergia III integrou a Missão Paraná II, iniciativa da SESP-PR que visa aproximar as forças policiais da população do Norte do Estado. A missão abrangeu cerca de 66 municípios e atendeu diretamente uma população superior a 1,5 milhão de pessoas.