
Foz do Iguaçu
Os representantes da UENP puderam acompanhar as palestras e votar, em plenária, as propostas que visam consolidar o Plano Decenal do Esporte do Paraná (2026-2035).
Da Assessoria
Professores e alunos do curso de Educação Física da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) participaram, entre 2 e 4 de setembro, da Conferência do Esporte do Paraná, realizada em Foz do Iguaçu. Promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte (Sees), o objetivo da iniciativa foi debater propostas que orientem desde a formação esportiva até o alto rendimento, fortalecendo a inclusão social, a qualidade de vida e a infraestrutura esportiva.
Os representantes da UENP puderam acompanhar as palestras e votar, em plenária, as propostas que visam consolidar o Plano Decenal do Esporte do Paraná (2026-2035). O documento será transformado em projeto de lei e servirá como base para as políticas públicas do setor. Mais de mil gestores, atletas, paratletas, profissionais da educação física, representantes de conselhos e entidades esportivas, além de autoridades públicas de todo o país participaram da conferência.
A coordenadora do curso de Educação Física do Centro de Ciências da Saúde (CCS), professora Flávia Évelin Bandeira Lima Valério, destaca que o Paraná foi o primeiro Estado a realizar uma conferência estadual para este fim, consolidando propostas em torno dos eixos de Formação Esportiva, Excelência Esportiva e Esporte para Toda a Vida. “São políticas públicas para a próxima década. Agora, o próximo passo será apresentar para os deputados do Paraná, para virar uma Lei”, ressalta a docente.
A professora Flávia explica, ainda, que a conferência teve algumas etapas. “Participamos da etapa Macrorregional, junto com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), mas antes realizamos a etapa local, com a participação dos universitários e pessoas envolvidas com o esporte, aqui da região do Norte Pioneiro. E na etapa estadual todas essas lideranças envolvidas com o esporte paranaense participaram e votaram em políticas públicas nesse plano decenal, para os próximos dez anos”, finalizou.
Participaram também da Conferência a professora Silvia Bandeira da Silva Lima, o professor Walcir Ferreira Lima e os acadêmicos Mellanie Beatrice de Lima Barbosa, Julia Batista da Silva e Pedro Lucas Pimentel Quadros de Oliveira.
Conferência inédita
Realizada em Foz do Iguaçu pela primeira vez, a Conferência do Esporte do Paraná é inédita. Na etapa estadual, foram debatidas e votadas mais de 150 propostas e moções. Em todas etapas, mais de 60 mil votos foram proferidos, sendo 25.620 votos apenas em Foz do Iguaçu.