Quantidade dos redutores tem gerado descontentamento

Assessoria
A atual gestão 2025/2028 desde que assumiu os trabalhos da Prefeitura, tem se esforçado para que o andamento das obras da Avenida José Palma Rennó e da Avenida Oliveira Motta mantivesse certa regularidade dentro do cronograma de trabalho.
De janeiro até o presente momento, houve muita reclamação referente à qualidade do serviço. Diante disso, a responsabilidade da Secretaria Municipal de Planejamento é acompanhar os trabalhos, vistoriar, fiscalizar e pontuar numa planilha todos os tópicos que deixam a desejar, porém, qualquer tipo de mudança que não esteja no contrato vigente, não pode ser feita até a conclusão.


O desenvolvimento do projeto se deu na gestão passada e está em andamento. Atualmente, estão sendo feitas pavimentação e colocação de redutores de velocidade (lombadas) em vários pontos das avenidas e, isso, tem causado muitas reclamações principalmente por parte dos motoristas.
Pacote do projeto
O Secretário Municipal de Planejamento, Engenheiro Civil Giovanne dos Santos Leite esclareceu que “todas as lombadas estão sendo implantadas pela empresa contratada da obra das Avenidas”. E que estas instalações fazem parte do pacote do projeto em andamento elaborado pela gestão passada, com avaliação e aprovação do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que é o órgão competente de análise para isso e, também aprovado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística do Paraná (SEIL-PR).
José Lopes da Silva Galdino, Secretário Municipal de Defesa Social, também reforçou que a quantidade de lombadas que está sendo instalada nas avenidas faz parte do contrato assinado pela gestão do ano passado e que, de momento, pouco se pode fazer para mudar a realidade até que os serviços sejam concluídos.
Mais lombadas
Galdino ainda mencionou que, desde que assumiu a pasta – dentro da qual está também o Trânsito – foram feitas em torno de quatro lombadas, porém, há uma lista com aproximadamente 55 solicitações de instalação de redutores de velocidade em áreas centrais e bairros da Cidade. “Estamos fazendo estudo técnico com engenheiro especialista para não ficar colocando lombada em qualquer lugar, porque às vezes se instala uma e vem a chuva e movimenta a água da enxurrada para dentro de imóveis, por isso, há a necessidade de um estudo técnico e, sem contar que cada lombada tem um valor de investimento que oscila entre R$ 8 mil e R$ 10 mil”.
Justificativa técnica
O engenheiro Giovanne disse que a lombada é medida de segurança viária reconhecida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB – Lei nº 9.503/97), especialmente nos artigos que tratam da preservação da vida e segurança do pedestre. O objetivo principal é reduzir a velocidade dos veículos em pontos de maior vulnerabilidade, prevenindo acidentes de trânsito, ou seja, “o documento oficial aponta a necessidade de redutores em áreas onde há grande circulação de pedestres e grupos vulneráveis como escolas, Cmeis, em que há a presença de crianças; em igrejas devido ao alto fluxo de pessoas em horários concentrados; cinemas e centros culturais que acarretam a movimentação noturna e intensa; laboratórios e unidades de saúde, devido à circulação de pacientes e idosos; além de outros órgãos públicos”.
Segurança
O Secretário engenheiro ainda reforçou que dentro das justificativas específicas do Código de Trânsito, a lombada força o condutor a reduzir a velocidade, garantindo maior tempo de reação em caso de travessa inesperada; assim como, aumenta a segurança viária, pois protege pedestres em regiões de travessa constante, minimizando a gravidade de atropelamentos.
Há também a organização do fluxo no local, desestimulando a prática de ultrapassagens perigosas e excesso de velocidade em vias estreitas ou residenciais.
Reforçou o Secretário Galdino que o cumprimento de Normas Técnicas, de acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) por meio da Resolução nº 600/2016 e atualizações, afirma que a implantação de lombadas é recomendada em áreas urbanas com alto risco de atropelamento.
O engenheiro Giovanne reforçou que “o projeto de revitalização das avenidas foi elaborado pela equipe técnica da gestão passada e os trabalhos estão em andamento”. Pontuou que sentido saída da Cidade, são 11 lombadas já existentes na Avenida. Chegando à Cidade, há outras oito instaladas. São 2 faixas elevadas, mais 3 novas faixas elevadas e outras três novas lombadas.







