ALEP

Ampliação do Contorno Sul de Curitiba é obra histórica para o Paraná, diz Alexandre Curi

O deputado Alexandre Curi (PSD), presidente da Assembleia Legislativa, afirmou nesta sexta-feira (19) que a obra de ampliação da capacidade de tráfego no Contorno Sul de Curitiba é histórica para o Paraná. Segundo ele, o trecho absorve o intenso fluxo de cargas que saem das principais regiões produtoras do Estado rumo ao Porto de Paranaguá, além do tráfego de pessoas que seguem do Interior em direção à capital ou a outros estados.

“Um dia histórico para o Paraná, porque esta é uma obra no contorno é fundamental”, declarou Curi, que participou, ao lado do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), da solenidade que marcou o início das obras. “É uma grande intervenção de infraestrutura que beneficia Curitiba, Campo Largo, Araucária e outras cidades da Região Metropolitana, mas com reflexos em todo o Estado, assim como a duplicação da PR-423”, reforçou.

O governador destacou que projetos como esses estão saindo do papel graças à parceria com o Legislativo. “Foi através da Assembleia que conseguimos fazer uma modelagem de concessão com preço justo e com muita obra”, afirmou Ratinho Junior. Ele lembrou que, além da ampliação do Contorno Sul, a duplicação da PR-423, entre Araucária e Campo Largo, será mais uma alternativa para desafogar vias que recebem alto tráfego de caminhões na capital e cidades do entorno.

Obras – O Contorno Sul corta Curitiba na região da Cidade Industrial e liga duas rodovias de tráfego pesado, a BR-277 e a BR-116. Neste trecho, as obras começam com a implantação de cerca de seis quilômetros de vias marginais. Ao final do projeto, cada sentido contará com mais duas pistas e acessos e retornos em desnível. O contrato também prevê, até 2029, a ampliação da pista principal para quatro faixas por sentido.

Na PR-423, a concessionária iniciou a duplicação de 26 quilômetros, ligando a BR-476, em Araucária, à BR-277/BR-376, em Campo Largo. A intervenção vai retirar veículos pesados do perímetro urbano de Curitiba, garantindo mais fluidez e segurança. O diretor-presidente da concessionária Via Araucária, Sérgio Santillán, informou que os trabalhos seguem dentro do cronograma contratual e que a maior parte das obras deve ficar pronta até 2027.

Botão Voltar ao topo