Destaques

Muita emoção na solenidade do casamento civil comunitário

Casa da Cultura recebeu 204 casais

Assessoria

Na última sexta (5), às dependências da Casa Platinense de Cultura “Antônio Gomes de Freitas”, foi palco de um grande evento – aliás, aquele espaço tem sido constante protagonista de importantes acontecimentos. Trata-se do Casamento Civil Comunitário que reuniu 204 casais, numa noite envolta de emoção, alegria e realização.

Numa parceria entre Prefeitura – gestão 2025/2028 – por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) a ação fez parte do Programa Justiça no Bairro que regulariza a união de casais que são atendidos pelo Cadastro Único (CadÚnico) do Cras.

Palavra de vice-prefeita

A Secretária Municipal de Assistência Social – também vice-prefeita – Terezinha Maiorky, deixando transparecer sua emoção e felicidade destacou que “é uma noite linda, maravilhosa, um evento de glamour ao presenciar estes casais se unindo numa felicidade enorme. Também parabenizo as meninas e toda equipe da Assistência Social que se dedicaram muito na decoração, enfeites, buquês de belas flores, isso tudo se concretiza num marco histórico para Santo Antônio da Platina”. Ela também desejou que o amor dos casais se multiplicasse e elogiou o programa Justiça no Bairro.

Representou o Prefeito

A primeira-dama Fátima Izak, representando o prefeito Gil Martins que se encontrava em outro compromisso, também parabenizou os casais e destacou “que a oficialização da união de vocês, perante a Justiça, seja uma renovação no lar de amor, respeito, dedicação à família, porque estando aqui vocês acreditam na construção da família. Parabenizo a todos os envolvidos para a realização deste evento que tem a parceria da Prefeitura”.

Poder judiciário

O Juiz de Direito da Vara Criminal, Família e Sucessões, Infância e Juventude da Comarca de Santo Antônio da Platina, Djalma Aparecido Gaspar Júnior, enfatizou: “hoje muitos casais que estão oficializando o casamento, já estão vivendo juntos, outros tem filhos, tem aqui noivas grávidas, então que este importante Programa social seja de relevância para suas vidas perante a Lei. O regime de bens estabelecido agora significa também um passo importante juridicamente. Nesta caminhada vocês escolheram esta companhia para a jornada da vida e muitos desafios terão pela frente, entretanto, a gratificação e o retorno é na mesma proporção de construir uma família. Desejo felicidades”.

O Promotor do Ministério Público (MP) Rodrigo Diniz Vaz de Almeida também enalteceu o momento ao dizer que “é um dia de celebração, um marco na vida de vocês. Há aqui casais com união recente e mais longa que buscam oficializar esta união. Continuem felizes apesar das dificuldades que a vida oferece. Em nome do MP que seja o início para uma vida já em conjunto com mais felicidade”.

Ato oficial

A Juíza de Direito, Hellen Regina de Carvalho Martini Oliveira, designada pela presidência do Superior Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, foi quem declarou casados os noivos na solenidade do Casamento Civil Comunitário.

Ela destacou que “estou muito emocionada e aqui está a prova que a instituição família é muito importante no Brasil, pelo número de inscritos para a realização deste ato. São 204 casais que agora oficializaram suas uniões para a continuidade dessa caminhada com respeito e companheirismo, buscando da melhor forma possível ajudar o outro, respeitando, pois, perante a Lei são iguais”.

Hellen ainda desejou que “tenham o firme propósito de conduzir o relacionamento com a presença Divina e não só com paixão. Que haja companheirismo, respeito e relacionamento cultivado dia a dia. Hoje vocês estão oficializando a sua família e assumindo o compromisso de serem felizes. O casamento é a grande escola fundada por Deus para educação do gênero humano, fundamento da sociedade, base da moralidade pública e privada”, concluiu a Juíza.

Presenças

Também compareceram e prestigiaram o evento o Secretário Municipal de Serviços e Obras Públicas da gestão 2025/2028, Heraldo Alves da Silva, acompanhado da esposa Maria Augusta; a Secretária de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Cínthia Regina; o Diretor do Departamento de Assistência Social, Israel Júnior; a Diretora do Departamento de Cultura e Turismo, Francielle Souza; o oficial do Cartório de Registro Civil de Santo Antônio da Platina, Diego Hasmann; e, representando o Serviço Social do Comércio (Sesc), Mariza Degaspari; e servidores(as) de departamentos da Assistência Social.

Alguns casais disseram da importância do evento e o quanto isso significa para suas vidas a dois. Muitos esperavam há anos pela oficialização do civil, como foi o caso de Márcio e Loana (12 anos); Kauan e Ester (6 anos); Amanda e Jonas (15 anos); Vitor e Larissa (6 anos). A solenidade contou com a apresentação musical da jovem Maria Heloísa de Paula Fonseca.

Botão Voltar ao topo