
O espetáculo “Ruídos da Alma” estreia nos palcos este mês de setembro, com apresentações em Jacarezinho nos dias 21 e 22, e em Londrina, nos dias 28 e 29. Com direção de Bruno Porfírio, artista jacarezinhense que reside em Londrina, e atuação da atriz jacarezinhense Adelvane Néia.
Com acessibilidade em Libras, o espetáculo apresentará ao público uma jornada poética sobre corpo, memória e intimidade, uma composição cênica-musical que abordará questões sobre o enfrentamento do feminino em diferentes contextos e tempos.
A obra se torna um convite à reflexão sobre o papel desempenhado pelas mulheres no decorrer da história, sobre a permanência de violências e a necessidade de desapego de práticas que ainda podem ser sentidas no presente. Para Adelvane Néia, a estreia também marca um reencontro com sua trajetória. Segundo a atriz, “trazer a público esse trabalho é algo muito especial, pois a pesquisa me acompanha desde 2009, quando um figurino inspirou a criação de uma mulher de um não lugar, de época remota, cujo modo de agir ainda nos conta algo sobre realidades atuais”.
Com ingressos gratuitos e classificação indicativa a partir dos 12 anos, a peça chega como uma importante parceria entre a comunidade artística de Jacarezinho e Londrina, fortalecendo uma rede cultural e valorizando profissionais do norte do Paraná. Para Porfírio, “essa coprodução torna mais evidente um intercâmbio artístico que sempre aconteceu entre as duas cidades. Jacarezinho é um polo cultural do Norte do Paraná e Londrina tem a dimensão e a visibilidade. Esse trabalho materializa essa colaboração, tornando visível essa rede de artistas”, aponta. Os ingressos serão distribuídos gratuitamente uma hora antes de cada apresentação, às 19h.
A coprodução está sendo realizada através da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, uma parceria Teatro CAT, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura e do Governo do Paraná, com realização do Ministério da Cultura e Governo Federal. Uma produção de Bruno Porfírio, Humatriz Teatro e CNX.
Sinopse
RUÍDOS DA ALMA trata-se de uma composição cênico-musical, onde uma mulher, em meados do século XIX, desloca-se para outra época. Entre silêncios, melodias e ruídos, essa figura atravessa um processo de transformação, expondo tensões e delicadezas de um feminino remoto.
O espetáculo constrói um diálogo entre passado e presente, colocando o espectador no lugar de observador e convidando-o a refletir sobre marcas e ameaças impostas e que, talvez, de diferentes formas, ainda se fazem presentes… Um corpo que se move no despertar de memórias, contestando sua própria existência.
INFORMAÇÕES:
“Ruídos da Alma”
Um solo de Adelvane Néia
Direção de Bruno Porfírio
Estreias domingos e segundas
Jacarezinho
Datas: 21 e 22 de Setembro
Horário: 20h
Local: Teatro CAT – Arena
Endereço: Av. Getúlio Vargas, 968 – Centro
Londrina
Datas: 28 e 29 de Setembro
Horário: 20h
Local: Vila Cultural Triolé
Endereço: R. Etienne Lenoir, 155 – Industrial
Classificação indicativa: 12 anos
Acessibilidade em LIBRAS
Ficha Técnica
Criação Adelvane Néia e Bruno Porfirio
Atriz: Adelvane Néia
Direção: Bruno Porfírio
Assist. de Direção: Thamires Teixeira
Assessoria Dramatúrgica: Tiche Vianna
Assessoria Vocal: Janete El Haouli
Figurino e Direção Artística: Adelvane Néia
Costureiras: Diva, Maria Paula Araújo Batista e VanyBrunhari
Artista Plástico: Jucelino Biagini
Trilha Sonora: Mari Franco
Operação de Som: Thamires Teixeira
Iluminação: Gabriele Christine e Renan Bonito
Designer Gráfico: Carolinaa Sanches
Fotógrafo: João Poletto
Intérprete de Libras: Lilian Burani, Gislaine de Lima e Mariana Alves
Produção: Bruno Porfírio e Humatriz Teatro
Apoio: Mavi Leal e Gabriele Christine
Gestão: Renan Bonito/CNX




